iOS e Android são líderes incontestáveis do mercado mobile, mas isso não quer dizer que o Windows Phone não se posicione como uma alternativa com grande potencial para alcançar os seus rivais. Principalmente se levarmos em conta o pouco tempo de vida que o sistema da Microsoft tem no mercado.

Se até agora o Windows Phone contava apenas com algumas características muito atraentes, como sua interface de usuário e ótima sincronização com os demais produtos da Microsoft, agora eles podem dizer que sua loja de aplicativos cresce em uma velocidade bem interessante. A Nokia anunciou em seu blog oficial que a loja de aplicativos Windows Phone Store alcançou a marca de 120 mil aplicativos, algo que certamente chama a atenção de muitos.

No meio desse ano (2012), a Microsoft anunciou que sua loja de aplicativos já contava com mais de 100 mil aplicativos, o que quer dizer que em quatro meses, o catálogo da Windows Phone Store cresceu 20%, o que é considerada uma porcentagem elevada para o mundo mobile.

E não estamos falando aqui de qualquer tipo de aplicativos, uma vez que qualquer desenvolvedor tem as portas abertas para apresentar o seu software para ser adicionado na loja. Alguns dos aplicativos mais populares das plataformas rivais já estão disponíveis para o Windows Phone, mostrando que os grandes desenvolvedores estão apostando na popularização do sistema da Microsoft. De fato, uma recente análise de mercado mostra que 46 dos 50 aplicativos mais baixados para o iOS e Android já estão disponíveis para o Windows Phone.

Ainda é impossível medir o sucesso de uma plataforma pela quantidade de aplicativos disponíveis em sua loja. Ainda mais se levarmos em conta que existe um grande número de aplicativos que são pouco relevantes (para não chamá-los de inúteis mesmo). Porém, contar com um amplo catálogo de opções é um ponto a favor do jovem sistema operacional. O compromisso da comunidade de desenvolvedores com uma plataforma é de vital importância para as empresas. Vale lembrar a RIM, que deseja que a plataforma BlackBerry 10 chegue ao mercado com, pelo menos, 100 mil aplicativos disponíveis.

O Windows Phone 8 é uma parte muito importante do futuro da Microsoft, especialmente pelo fato do mundo mobile ocupar cada vez mais espaço no mercado de tecnologia.