Nokia-lumia-920-3.jpg

A empresa de análise de mercado Kantar Worlpanel ComTech apresentou o seu mais recente estudo sobre o mercado de smartphones nos principais países da Europa (Alemanha, Reino Unido, Itália, França e Espanha), e detectou que nesses cinco países, o sistema operacional móvel que mais cresceu em vendas foi o Windows Phone.

Segundo esse estudo, o Windows Phone passou de uma cota de mercado de 5.1% em agosto de 2012, para 9.2% no mesmo mês de 2013. O crescimento pode parecer tímido, porém, é um crescimento relevante, já que agora o sistema da Microsoft está a apenas 7% do segundo colocado, o IOS, que ainda conta com 16.1% do mercado combinado dos cinco países, crescendo apenas 2% em sua cota nos últimos 12 meses.

Vale a pena destacar também que, tal como aconteceu no mercado global, o Windows Phone ultrapassou o BlackBerry 10/OS, que era o terceiro colocado no ano passado, confirmando assim a grande queda da BlackBerry no mercado como um todo, contando apenas com 2.4% nos mercados citados.

O líder? O Android, é óbvio, e com uma enorme vantagem para o segundo colocado. Com 70.1% de cota de mercado, ainda cresce de um modo geral, mas em uma velocidade um pouco menor do que em 2012. Os demais sistemas operacionais dividem os 2.2% restantes.

graficos-mercado-mobile-5grandes-europa

Via Kantar WorldPanel