A divisão romena da Microsoft não conseguiu guardar o segredo, e anunciou na sua página web, através de um comunicado de imprensa, o lançamento oficial da tão esperada atualização do Windows Phone 7, o Mango.

No comunicado, a Microsoft fala que a sua chegada ao mercado deve acontecer “no começo do outono” (do hemisfério norte), ou seja, provavelmente no mês de setembro de 2011, mas o primeiro beta do novo sistema operacional móvel estará disponível em apenas 24 horas para os desenvolvedores. O comunicado também informa que Acer, Fujitsu e ZTE são os novos parceiros da Microsoft para utilizarem o sistema em seus produtos, que se aliam aos já conhecidos HTC, Samsung, Dell e LG.

Entre as mais de 500 melhorias inclusas, a Microsoft destaca as conversações integradas, que permitirão que mensagens de texto via SMS se integrem com contas do Live Messenger e Facebook de forma indiscriminada, além da criação de gurpos de contatos, integração com Twitter e LinkedIn, a chegada da função de multitarefa e o navegador Internet Explorer 9.

Além disso, a Nokia aproveitou a oportunidade e divulgou o anúncio da atualização do Windows Phone em seu blog, e complementou a notícia dizendo que o seu primeiro telefone com Windows Phone 7 já será com a versão Mango. Levando em conta a data prevista para o lançamento, a conclusão que podemos chegar é que o primeiro Nokia com o sistema da Microsoft deve aparecer no mercado na mesma época (ou seja, lá pelo mês de setembro). Claro que essa teoria precisa ser confirmada pelos finlandeses, mas como a Microsoft já confirmou que conta com telefones (sim, no plural) rodando Windows Phone Mango em seus laboratórios, não é de se duvidar que o lançamento da nova versão aconteça com aparelhos da mais nova parceira.

Quanto ao Brasil, o anúncio da nova versão foi feito aqui em São Paulo, pelo COO (Chief Operating Officer) da Microsoft, Kevin Turner, que aproveitou para também falar da criação do primeiro Centro de Excelência do Windows Phone do mundo, que será desenvolvido em território brasileiro. Segundo Kevin, os primeiros celulares com o Mango chegam ao Brasil até o final de 2011, e afirmou que o futuro do Windows Phone está no nosso país, acreditando que o mercado de telefones celulares vai crescer exponencialmente nos próximos 5 anos. Analistas acreditam que até 2015, o Brasil será o quinto mercado mundial de telefones celulares.

via WMPoweruser e Blog Nokia