WindowsPhone-chart1

Não, amigo leitor. O foco dessa vez não é o fato do Android ter ultrapassado o iOS em vendas em fevereiro, e sim, o crescimento do Windows Phone em relação aos seus concorrentes diretos. Ao final do mês de fevereiro de 2013, o sistema operacional móvel da Microsoft assumiu a terceira posição em vendas no mercado norte-americano, superando o Symbian e o BlackBerry pela primeira vez.

Tudo bem que o crescimento em si pode ser considerado minúsculo, com os seus 1.4% em relação aos mesmos números registrados em fevereiro de 2012. Porém, foram os suficientes para superar o morto Symbian (exterminado pela própria Nokia, é sempre bom lembrar) e o BlackBerry (que só lançou oficialmente o BlackBerry Z10 com BlackBerry 10 no final de janeiro, passando assim um ano inteiro de estagnação).

Ainda sobre a BlackBerry, é preciso observar que ainda tem muita gente com o obsoleto BlackBerry 7 em seus dispositivos, dando assim a oportunidade da Microsoft abocanhar ainda mais o mercado, aumentando assim a sua vantagem na terceira posição. Aliás, a queda do BlackBerry é vertiginosa, pois a sua fatia de mercado chegou a ser de 16.8% em um passado não muito distante.

Por outro lado, o Windows Phone segue bem longe de ameaçar o iOS, que hoje ocupa o segundo posto de vendas nos Estados Unidos. Na verdade, Steve Ballmer nem pode sonhar com isso, uma vez que o WP tem apenas 4.1% de mercado, enquanto que o sistema móvel da Apple possui expressivos 43.5%. Na liderança está o Android, com 51.2%.

To give you an idea of how bad things have gotten for BlackBerry, you should know this. The company has seen its market share of 16.8 percent (last year) that gave it third place, drop to an abysmal 5.1 percent in 12 months.

Veja abaixo os outros gráficos que mostram esse volume de vendas em detalhes.

WindowsPhone-chart2 WindowsPhone-chart3

Via IntoMobile, Engadget, Pokcet Now