windows-phone

Eu estou avisando quase toda a semana: o Windows Phone começa a mostrar a que veio, e os números mostram isso da forma mais clara e objetiva possível. O último estudo realizado pela Kantar World Panel mostra que o sistema operacional móvel da Microsoft jpa alcançou os 10% de mercado na Europa. Nada, nada, um continente inteiro.

O estudo realizado no mês de outubro indicava que o Windows Phone já contava com 9.2% das vendas de smartphones no continente europeu. Agora, com números atualizados, o sistema ganhou 1%, alcançando os 10.2% na Europa. É a primeira vez que o sistema móvel da Microsoft alcança os dois dígitos de cota de mercado em qualquer tipo de análise. Em um ano, o aumento dessa cota foi mais que o dobro (4.8%, em 2012).

É dispensável dizer que a linha de smartphones Nokia Lumia é a principal responsável pelo crescimento do Windows Phone ao redor do planeta. Afinal de contas, 90% dos smartphones com o sistema da Microsoft vendidos são da linha Lumia. Por conta disso, no final da aquisição da divisão de smartphones da Nokia (e da marca Lumia, por tabela), a Microsoft já vai ter em suas mãos a maioria do mercado de dispositivos com o seu sistema.

2014 será um ano chave para a Microsoft nesse aspecto. Estamos curiosos para ver como eles vão trabalhar com alinha Lumia, e se eles serão capazes de, por conta própria, acelerar ainda mais o volume de vendas dos dispositivos com Windows Phone. Será que Google e Apple terão um adversário de peso no mercado de smartphones já no ano que vem? Só o tempo vai dizer.

Via WMPowerUser, ZDNet