Agora é pra valer, e é oficial. A Microsoft acabou de realizar o seu evento de lançamento do Windows Phone 8, mostrando o sistema operacional “pronto” (pois a empresa segue alegando que este é um produto em constante evolução), e com suas principais características oficialmente apresentadas. Nesse post, vamos destacar alguns dos novos detalhes revelados por eles, e tentar esmiuçar ao máximo as minúcias do sistema operacional móvel da gigante de Redmond.

Antes, valos falar de números, pois os fabricantes consideram isso algo muito importante. A Microsoft fez questão de anunciar para os presentes (e para aqueles que estavam assistindo o evento pela internet) que a sua Marketplace já conta com mais de 120 mil aplicativos. Um dos pontos de maior crítica do Windows Phone é a sua escassez de apps compatíveis com os seus smartphones. Por causa disso, Joe Belfiore, um dos executivos responsáveis pelo programa de desenvolvimento e expansão do Windows Phone, informou o alcance desse leque de opções para os atuais e futuros usuários do sistema operacional.

A notícia pode ser vista por dois espectros distintos. Por um lado, o número é muito baixo, se comparado com a Google Play, que conta com 650 mil aplicativos, e com a Apple App Store, que já ultrapassou a marca de 700 mil apps. Por outro lado, podemos ver que a Microsoft está colocando todos os seus esforços para fazer com que o Windows Phone 8 seja um sistema de destaque, e se pararmos para pensar que o projeto Windows Phone chega ao seu segundo ano, e já conta com pelo menos 1/7 de aplicativos em relação à Apple App Store, podemos ver um futuro promissor para o sistema nesse sentido. Só para lembrar: em junho, eles ultrapassaram a marca de 100 mil aplicativos disponíveis em sua loja.

A Microsoft também informa que 46 dos 50 primeiros aplicativos dos demais sistemas estarão disponíveis para o Windows Phone 8. Exemplos: Temple Run, Words With Friends, Angry Birds Star Wars e Pandora.

Agora, alguns destaques do evento de hoje:

Kids Corner

As gerações mais novas adoram tecnologia, e cada vez mais cedo. E são muitos os pais que optam em emprestar os seus dispositivos para os seus filhos para que os pequenos simplesmente destruam os mesmos (ou, na melhor das hipóteses, alterem todas as especificações, de tal forma que nem você consegue corrigir tudo). E foi pensando nos seus filhos que a Microsoft adicionou no Windows Phone 8 o Kids Corner.

O recurso cria uma série de perfis diferentes para que você possa deixar o equipamento com o seu filho (ou com outro ser humano mais velho, mas que tem o conhecimento e comportamento sobre tecnologia igual ao que o seu filho tem) sem ter que se preocupar se o mesmo vai alterar as suas configurações. Entre outras coisas, o usuário também pode escolher aplicativos, jogos, música ou vídeos que serão mostrados no dispositivo.

Data Sense

Já o Data Sense vai permitir que os usuários administrem o seu pacote de dados utilizados no dispositivo. Com ele, você pode obter relatórios de como está o seu perfil de consumo de dados, sem correr o risco de passar do limite contratado por sua operadora.

O Data Sense também promete facilitar a vida daqueles que buscam por hotspots WiFi nas suas jornadas diárias, além de incluir uma Live Tile para você monitorar a sua conectividade, sem precisar abrir o aplicativo completamente. Também é possível através do app configurar um limite de consumo de dados, auxiliando ainda mais no controle do consumo do pacote de internet. Com tudo isso, o Data Sense pode oferecer uma capacidade de navegação até 45% maior aos usuários, utilizando a mesma quantidade de dados que os dispositivos rivais. Agora, a má notícia: o serviço deve funcionar de acordo com a disponibilidade (a.k.a. boa vontade) das operadoras.

Windows Phone 8 Rooms

O Rooms é uma espécie de “Kids Corner para adultos”. Apresenta um conceito semelhante, mas é um pouco mais completo, pois cria perfis diferentes de configurações, personalizações e atalhos para aqueles usuários que desejam deixar completamente separados os recursos pensados na vida profissional da pessoal. Através dessa nova funcionalidade, você pode manter os seus calendários, chats, notas e fotos de forma reservada, para evitar que colegas de trabalho, amigos e familiares acabem acidentalmente visualizando tais informações em momentos inadequados.

Live Apps Lock Screen

O Live Apps é uma nova função que permite mostrar conteúdos atualizáveis das live tiles mesmo com a tela do smartphone bloqueada, de modo que possamos ver, por exemplo, as atualizações das nossas redes sociais preferidas sem precisar desbloquear a tela ou abrir o aplicativo. O recurso também é funcional para notificações de feeds de notícias e eventos esportivos ao vivo.

Skype

O Skype está totalmente otimizado para o Windows Phone 8. Isso significa que ele administra melhor os recursos do smartphone, convertendo isso em um menor consumo de bateria. O aplicativo está desenvolvido para funcionar sempre em segundo plano, para poder receber mensagens e chamadas, se comportando da mesma forma que as mensagens e chamadas tradicionais. O aplicativo foi concebido para que ele se integre de forma natural na experiência de uso do smartphone. Já está disponível para download para todos os dispositivos com Windows Phone 8. Abaixo, um vídeo demonstrativo do Skype for Windows Phone 8.

Início das vendas dos produtos

Steve Ballmer informou no final do evento que os primeiros smartphones com Windows Phone 8 (Nokia Lumia 920, Nokia Lumia 820, Samsung ATIV S e HTC 8X) chegarão ao mercado norte-americano já nesse fim de semana. Na Europa, os modelos serão lançados na semana seguinte, e assim, a sua expansão vai seguir ao redor do planeta ao longo do mês de novembro. Como vocês já sabem, os modelos Lumia 920 e Lumia 820 só chegarão ao Brasil no primeiro trimestre de 2013 (informação essa confirmada pela própria Nokia Brasil, em nota oficial). A Samsung ainda não se pronunciou sobre a chegada do ATIV S no Brasil, e a HTC não liga para a gente.

Vale lembrar que a Verizon anunciou mais cedo o Nokia Lumia 822, que não foi mencionado no evento, e não tem data de lançamento definida nos Estados Unidos. Além disso, Ballmer confirmou que, na Microsoft Store, o usuário poderá encontrar todos os dispositivos com Windows Phone 8 em todas as opções de cores disponibilizadas pelos seus fabricantes.

Essas são apenas algumas das novidades apresentadas pela Microsoft em seu evento de lançamento do Windows Phone 8. Ao longo da semana, vamos seguir apresentando a nova versão do sistema operacional móvel para vocês, conforme essas novidades forem aparecendo na web.

Via Gizmologia, Engadget, Engadget, Engadget, Engadget, Gizmologia, SlashGear