650_1000_windows-phone-81-1

A Microsoft anunciou oficialmente a primeira atualização para o Windows Phone 8.1 (Update 1). A primeira novidade desse update é a chegada da Cortana, assistente pessoal inteligente, que ainda que está em estágio beta, passa a estar disponível nos mercados da China, Reino Unido, Canadá, Índia e Austrália. Mas não é só isso. Tem mais.

O Cortana passa a ter uma linguagem mais natural nos Estados Unidos, permitindo a adição de lembretes e o uso em modo de mãos livres ao se conectar no sistema de áudio do carro via Bluetooth.

A segunda grande mudança é a chegada das Live Folders, que permitem a organização dos aplicativos na tela principal em pastas. Para criar uma pasta, basta arrastar um ícone em cima do outro, tal como acontece em outros sistemas operacionais. A Xbox Music também recebeu novidades, oferecendo agora um melhor desempenho na sua inicialização ou na manipulação das listas de músicas, além de contar com a futura função “quickplay”, para acessar as últimas músicas reproduzidas, e compatibilidade com a “área infantil” do Windows Phone.

windowsphone-capturas

A loja de aplicativos do Windows Phone passa a mostrar as atualizações a cada seis horas dos aplicativos recém chegados na loja. Os SMSs podem ser removidos em múltiplas mensagens ou reenviados de forma múltipla, algo que se estende aos contatos, podendo eliminá-los da agenda ou do registro de chamadas.

Os alarmes foram melhorados para uma maior personalização, passando a ser compatíveis com VPNs, e as atualizações a partir do cartão microSD, permitindo a atualização dos dispositivos que não contam com memória interna suficiente. O Windows Phone também passa a ter compatibilidade com o padrão QuickCharge 2.0 da Qualcomm, e com as (futuras) SmartCovers, assim como suporte para telas qHD (960 x 540 pixels).

Por último, mas não menos importante, temos o Apps Corner, que é dedicado ao mundo empresarial, permitindo selecionar quais aplicativos queremos que sejam exibidos no telefone em uma tela inicial “especial” para usos específicos (realização de demonstrações, por exemplo).

O Windows Phone 8.1 Update 1 traz consigo melhorias de segurança e privacidade, e chegará primeiro para quem conta com a versão de preview para os desenvolvedores nas próximas semanas. Os demais usuários terão que esperar o update “pelos próximos meses”, quando o pacote estará pronto para quem já tem o Windows Phone 8.1

Via Windows Phone Blog