windows-10-mobile-windows-phone

O Windows 10 Mobile já está no mercado para atualizar apenas 18 dispositivos que contam com o Windows Phone 8.1. A Microsoft alega que vários smartphones não serão atualizados com o novo software para garantir a boa experiência de uso de alguns modelos mais antigos. Isso pode indicar que a versão mais atualizada não é tão otimizada para um bom desempenho. E recentes testes podem confirmar isso.

Todas as vantagens oferecidas pelo Windows 10 Mobile – como experiência unificada, maior integração com outros produtos da Microsoft, compatibilidade com o modo Continnum, renovação da suíte móvel do Office e do Outlook, novos aplicativos integrados e melhorias gerais no sistema – podem gerar uma maior demanda de recursos no dispositivo móvel.

Isso se confirma nos últimos testes de desempenho realizado pela DigitalCitzen. Não é uma novidade saber que o Windows 10 Mobile tenha um desempenho inferior ao Windows Phone 8.1. Afinal de contas, a versão antiga era muito otimizada, funcionando bem com um hardware de baixo nível, como por exemplo o Lumia 520.

Mas para comprovar a teoria, foram utilizados os modelos Lumia 930 e Lumia 640, dois bons exemplos de smartphones top de linha e de entrada (respectivamente) do catálogo da Microsoft, e ambos atualizáveis para a nova versão.

Alguns dos testes:

1. Tempo de inicialização: Windows Phone 8.1 é até 33% mais rápido que o Windows 10 Mobile.

win10mobile

2. Navegação web: empate técnico com o teste SunSpider. O teste depende mais do navegador e onde o Edge vai se impor ao IE no futuro.

win10mobile2

3. Download de conteúdos com o SpeedTest: outro empate técnico, apesar do Windows 10 Mobile gerenciar melhor as conexões, principalmente os dados de upload.

win10mobile_2

4. Teste global de Benchmark com o WP Bench: Windows Phone 8.1 vence. O teste avalia processador, memória, GPU e armazenamento.

win10mobile_3

5. Teste de benchmark Multibench 2: Windows 8.1 vence (apesar do teste de GPU ter algum erro, por conta da absurda diferença).

win10mobile_4

6. Teste de benchmark AnTuTu: Windows Phone 8.1 vence de novo, e esse é um teste de referência nos smartphones, o que torna o resultado mais importante.

win10mobile_5

7. Autonomia de bateria: mais um empate técnico.

win10mobile_6

 

Conclusões

O Windows 10 Mobile tem um caminho longo pela frente até alcançar o mesmo nível de otimização e desempenho do Windows Phone 8.1, especialmente nos modelos de entrada.

É normal que novos sistemas operacionais não ofereçam uma performance tão polida no ato do seu lançamento, e com tantas características novas. Além disso, o desempenho não é tudo, sempre que as distâncias não sejam alarmantes, e convém levar em consideração o que já era dito da versão para desktops: a Microsoft contempla o Windows 10 como um único sistema operacional em desenvolvimento.

Logo, se você tem um smartphone compatível com o novo software, vale a pena atualizar, mesmo perdendo algum desempenho.

Via DigitalCitizen