windows-phone-8-1

Agora é pra valer. A Microsoft iniciou a BUILD 2014 com o anúncio mais esperado de todos: o lançamento do Windows Phone 8.1. Além de apresentar todas as principais novidades da primeira grande atualização do Windows Phone 8, a gigante de Redmond também confirmou a oficialidade do Cortana, assistente pessoal que passa a integrar o sistema operacional móvel.

O Windows Phone 8.1 chega para oferecer uma nova aparência ao sistema operacional. Suas principais novidades passam por uma nova tela de bloqueio, uma barra de notificações que está integrada ao novo Action Center com mais opções, e uma maior personalização das tiles, que agora contam com a opção de mudanças do fundo. E o Cortana, é claro.

A seguir, um resumo das novidades apresentadas pela Microsoft.

Central de notificações

O Action Center finalmente está disponível. Com um simples gesto na tela, em qualquer lugar que você estiver na interface, você pode controlar os ajustes de brilho, conectividade, contas da Microsoft, redes sociais e outros ajustes do sistema.

Maior personalização

Outra novidade é o maior nível de personalização do sistema, tanto para a tela de bloqueio como para a tela inicial. Com poucos cliques, você pode personalizar o fundo de todas as tiles e telas, mostrando suas fotos de fundo ou fundos de imagem pré-instalados.

Cortana, o Siri da Microsoft

A principal novidade do Windows Phone 8.1 é o seu novo assistente de voz, o Cortana. Ele funciona com o Bing atuando em segundo plano para buscar as informações, e seu aspecto visual se limita em ser um círculo colorido. Joe Belfiore, vice-presidente do Windows Phone, destacou a completa personalização do Cortana, onde o usuário pode configurá-lo para que ele só funcione em determinadas horas do dia, e saiba a sua localização para oferecer conteúdos e informações mais precisas.

windows-phone-8-1-cortana

O Cortana pode, por exemplo, “ler” seus e-mails (se assim você permitir) para oferecer informações úteis, como hotéis ou serviços no local de destino, caso você receba um e-mail relacionado à reserva da sua próxima viagem de avião. No evento, Belfiore demonstrou como o Cortana pode personalizar o seu calendário: quando você questionar os compromissos agendados para uma data, o assistente lê tudo o que tem para aquele dia.

Tal como é possível fazer com o Siri, o Cortana é capaz de agendar reuniões no calendário apenas ditando o compromisso em voz alta. O sistema também é capaz de informar ao usuário se há alguma reunião agendada para o mesmo horário, oferecendo a chance de evitar eventos conflitantes.

Como o Cortana está integrado ao Bing, é possível solicitar ao assistente a exibição de pontos de interesse na região, de forma direta. Também é possível telefonar para um estabelecimento exibido nos resultados da busca com os comandos de vos. Em resumo, todo o processo de busca pode ser feito sem o usuário precisar tocar na tela.

Por enquanto, o Cortana ainda está em modo beta, e conforme ele vai recebendo perguntas, ele vai aprendendo e melhorando o seu desempenho. Qualquer pergunta pode ser feita. Na demonstração realizada no evento, o sistema não funcionou em 100%, com algumas falhas nas respostas. Mesmo assim, estamos diante de um produto recém apresentado.

windows-phone-8-1-01

Lembretes e aplicativos do Cortana

Outra função interessante do Cortana são os lembretes complexos. Por exemplo, você pode programar o assistente para que ele te lembre que, da próxima vez que você falar com um contato em específico, que você pergunte sobre como está o pai desse contato. E, de fato, quando você ligar para essa pessoa, o Cortana vai te lembrar desse detalhe em específico.

Também é possível realizar chamadas para o Skype via Cortana, além de integração com dispositivos de terceiros, como o Hulu ou o Facebook.

Encontrar aplicativos agora é algo mais fácil

A loja de aplicativos do Windows Phone 8.1 está muito mais visual, com as imagens dos apps personalizáveis. Também é possível o acesso direto e personalizado nas categorias.

Um calendário melhorado e o WiFi Sense

O Windows Phone 8.1 inclui um aplicativo de calendário redesenhado, capaz de interagir de forma mais simples com os apps de terceiros. Além disso, o WiFi Sense é uma novidade no Windows Phone, que permite a conexão automática para redes WiFi públicas e gratuitas na região. Também é possível utilizado quando as pessoas que te visitam de forma habitual (ou se você visita muito a casa de um determinado amigo) não precisam ficar conectadas o tempo todo na sua rede WiFi. O WiFi Sense permite que o smartphone se conecte automaticamente na rede de forma segura.

Teclado

A Microsoft também renovou o teclado no Windows Phone 8.1. Agora, a função de digitar com gestos, algo similar ao que o app Swiftkey possui, vem integrada de forma gratuita no teclado padrão do sistema operacional.

Integração entre o Windows Phone 8.1 e o Windows

O Windows Phone 8.1 está melhor integrado ao Windows, com detalhes que ajudam na produtividade. Por exemplo, ele pode compartilhar senhas que você utiliza no PC para que as mesmas sejam acessíveis pelo smartphone e funções similares.

Disponibilidade

O Windows Phone 8.1 estará disponível para todos os dispositivos que chegarem ao mercado entre o final do mês de abril e começo do mês de maio. Os modelos já lançados receberão a atualização do sistema operacional “nos próximos meses”, sem definir uma data.