nokia-lumia-1520-windows-phone-8

A conferência BUILD 2014 deve ser especialmente interessante para os seguidores do Windows Phone. Se você é uma dessas pessoas, vale a pena lembrar que a última edição do simpósio que a Microsoft mantém todos os anos com os seus desenvolvedores não apresentou muitas novidades referentes à versão móvel do Windows, mas segundo Tom Warren de The Verge, a Microsoft pensa em aproveitar o evento a ser realizado em abril de 2014 para explorar ao máximo o Windows Phone 8.1, que vai incorporar uma central de notificações de verdade (e não aquilo que vimos até agora) e um assistente pessoal, que vai servir de (tentativa de) resposta ao Siri e ao Google Now.

As duas tecnologias já foram filtradas recentemente, através de várias ROMs em desenvolvimento, mas agora temos novos detalhes sobre como elas podem funcionar em sua versão definitiva. A central de notificações é (talvez) a novidade mais esperada pelos usuários do Windows Phone, uma vez que as Live Tiles – que são interessantes e práticas – não oferecem um registro eficiente ou consolidado sobre as atividades do smartphone.

De acordo com as fontes de Warren, a central de notificações do Windows Phone não terá uma tile específica, mas sim poderá ser vista através de um movimento de deslizar, a partir da parte inferior da tela, com um gesto de baixo para cima. Há quem pense que essa é uma ideia totalmente calcada no Android, mas aparentemente a solução da Microsoft terá alguns detalhes únicos, como a possibilidade de exibir as configurações rápidas do telefone com um gesto curto, ou exibir todas as notificações com um gesto único e longo.

Por outro lado, o (ou a) Cortana, o assistente pessoal desenvolvido pela Microsoft vai finalmente fazer parte do Windows Phone, a partir da versão 8.1 do sistema operacional. O software (que recebe um nome muito conhecido dos fãs de Halo) vai substituir a ferramenta de buscas do Bing tal e como conhecemos, adicionando o suporte de voz e a capacidade de aprendizagem, para oferecer resultados mais precisos personalizados. Os dados oferecidos serão ainda contextuais, analisando a posição do usuário para oferecer características mais relevantes para o usuário.

Obviamente, nem a central de notificações, nem o (a) Cortana serão as únicas novidades a serem apresentadas pelo Windows Phone 8.1. Outras características estarão presentes, como o volume independente para os sonso do telefone e a reprodução musical, compatibilidade com as redes VPN para usuários empresariais, integração com o Facebook e o Twitter no hub de contatos e uma busca inteligente no Bing que (aparentemente) vai aproximar os resultados tradicionais do buscador do que aqueles que podemos encontrar nesse momento nos tablets e desktops com Windows 8.1.

E o que acontece com essa história dos botões virtuais (de busca, início e voltar) que foram filtrados pelo @evleaks nesse final de semana?

Aparentemente, são reais, e veremos eles em um dos dois smartphones que eles estão trabalhando com a Nokia para serem apresentados no ato do lançamento do Windows Phone 8.1. Um dos rumores é que aparentemente esses botões podem ser controlados através de gestos sem contato, dispensando o toque na tela.

Em resumo: todas as atenções na BUILD 2014. Muitas novidades a caminho…

Via The Verge