Para quem está com um smartphone com Windows Phone 7.5, e está ansioso esperando pela prometida atualização para a versão 7.8, vai precisar de mais uma dose de paciência. A Microsoft anunciou de forma oficial que o novo software para a primeira geração de dispositivos com Windows Phone só começa a ser distribuída no começo de 2013.

A atualização deve incluir algumas das inovações que hoje estão presentes no Windows Phone 8, com as Live Tiles de tamanhos ajustáveis e novas opções na tela de bloqueio. Além disso, também é prometida uma maior integração com o Skype e melhorias diversas de desempenho. Além disso, a nova versão oferece 20 novos temas com cores diversas, sistema PIN/password aprimorado, e novidades diversas nos recursos de segurança.

Um detalhe que os usuários precisam ficar muito atentos: a própria Microsoft afirma que a atualização para o Windows Phone 7.8 vai acontecer “no maior número de dispositivos possível”, sem revelar quais dispositivos serão atualizados. Ou seja, fique atento, amigo leitor: apesar de, teoricamente, o Windows Phone 7.8 ser compatível com qualquer modelo hoje existente com a versão 7.5, isso não quer dizer que todos os modelos serão atualizados. Alguns fabricantes já informam que não vão atualizar todos os modelos lançados.

Por outro lado, a maioria dos modelos atuais devem receber a atualização, diminuindo assim a distância entre os recém lançados modelos com Windows Phone 8. Não é a melhor solução, uma vez que essas pessoas que investiram em um Windows Phone gostariam de receber a versão mais avançada do sistema, mas é compreensível, já que o WinPho8 é tão diferente, e possui tantos recursos novos, que é praticamente um novo sistema, apesar da mesma aparência.

O vice-presidente corporativo do Windows Phone, Terry Myerson, disse que “os novos modelos compatíveis com o Windows Phone 7.8 começam a ser lançados em muitos países ao redor do mundo”, o que quer dizer que eles vão lançar aparelhos com a nova versão para novos consumidores (ou para os antigos que vão fazer uma troca de aparelho), mas os usuários antigos terão que esperar até o começo de 2013 para ter o seu telefone atualizado. Meio injusto isso, não?

Enfim, o que resta agora é esperar. Pacientemente.