Como já foi divulgado a alguns meses, a Microsoft está trabalhando em sua primeira grande atualização do Windows 8, que possui o nome de código Windows Blue, cujo lançamento está planejado para a partir do segundo semestre de 2013. Os últimos rumores apontados por “fontes familiarizadas” com os planos da Microsoft revelaram que a atualização do Windows Blue vai chegar a diversos serviços da empresa.

O Windows Blue será a forma como a Microsoft vai atualizar completamente serviços como Windows Phone, SkyDrive, Outlook, Windows Server, entre outros. A atualização pretende ser lançada mais ou menos durante as mesmas datas, algo que não vai surpreender os usuários do Windows Phone, acostumados a receber uma atualização geral durante o terceiro trimestre de cada ano.

Antes que o Windows Blue chegue ao mercado, a Microsoft seguirá lançando correções menores e novas características adicionais ao Windows 8/RT, SkyDrive, Outlook e Windows Phone. Sobre o sistema operacional móvel da Microsoft, os usuários dos novos smartphones Nokia Lumia já começaram a receber a primeira atualização, que responde pelo nome de código Pórtico, a alguma semanas (OBS: o Nokia Lumia 920 só começa a ser vendido no Brasil no dia 14 de fevereiro, e não há nenhuma informação se o modelo brasileiro vai chegar atualizado, ou com o Windows Phone 8 no seu formato original).

O Windows Blue representa uma mudança importante para a estratégia de implementação e comercialização do software da Microsoft. Até agora, a grande maioria dos seus serviços de consumo recebiam uma grande atualização a cada dois ou três anos. Não se sabe até agora se no novo modelo de ciclo de vida dos produtos essas atualizações serão gratuitas ou pagas.

Segundo os rumores, a ideia da Microsoft é lançar esses pacotes de melhorias aos usuários de forma direta, sem precisar pré-carregar os updates em novos equipamentos meses depois que o seu desenvolvimento se complete.

Apesar de não revelar detalhes sobre as características específicas da atualização do Windows Blue, tudo indica que importantes retoques da experiência do usuário devem ser feitas, assim como novas versões de aplicativos importantes, como Internet Explorer, Mail, Calendário, Bing, entre outros. A atualização também vai incluir melhoras na duração das baterias dos dispositivos, no desempenho geral e compatibilidade de produtos.

Por fim, parece que com a atualização Windows Blue, a Microsoft vai adotar o formato de atualização anual para toda a sua linha de produtos. No futuro, um sistema operacional completamente renovado deve ser apresentado (o Windows 9, é o que dizem). Uma recente vaga de trabalho apareceu no LinkedIn enfatizando essa possibilidade de desenvolvimento de um novo sistema, sendo que uma das funções do novo funcionário é realizar os primeiros testes do Windows 9. E isso foi em agosto de 2012.

Via ZDNet