Windows-8

O novo relatório mensal sobre o mercado de sistemas operacionais para desktops mostra claramente que as dores de cabeça da Microsoft com o Windows 8 estão bem longe de terminarem. O estudo revela que o domínio do sistema operacional Windows ainda é algo avassalador, alcançando 91.19% do mercado global durante o mês de junho. Porém, apenas 7.41% dessa fatia pertencem ao Windows 8.

O ganho do Windows 8 em relação ao mês passado foi de apenas 2%, e se explica pela redução do share pertencente ao Windows XP, que registrou perda de 3.53% (saindo de 37.19% em maio para 33.66% em junho). Outro fator que justifica esse discreto aumento do Windows 8 é o lançamento do preview gratuito da versão Windows 8.1, que será lançada em versão final no dia 17 de outubro, com disponibilidade de download gratuito (para as máquinas que hoje já contam com o Windows 8) para o dia 18 de outubro.

A promessa de novidades e recursos na próxima versão – incluindo a volta do botão Iniciar, novas opções de personalização da nova interface de usuário e novos aplicativos integrados – são as apostas da Microsoft para fazer com que a popularidade do Windows 8 aumente junto aos usuários.

Até o momento, o líder entre as versões do sistema da gigante de Redmond ainda é o Windows 7, com 45.63%. Não que esse grupo seja muito preocupante para eles (o que realmente preocupa é o pessoal que ainda usa o Windows XP, que vai ficar sem o suporte oficial da Microsoft em abril de 2014), mas certamente isso causa uma relativa frustração nos planos da empresa em adotar uma nova proposta de ecossistema integrado de plataformas em seus produtos.

Os 100% da pesquisa nos sistemas operacionais se completam com os 7.28% dos usuários do sistema Mac OS (em diferentes versões), e o 1.5% dos usuários do sistema Linux (em suas diferentes distribuições).

Via The Next Web, Net Applications