gvxaaizs9ufzu4qcrbbi

Dois anos depois do lançamento do Windows 8, e apesar das diversas atualizações que melhoraram muito a sua experiência de uso, os seus números seguem sem ser excepcionais. A Microsoft sabe disso, e tudo indica que o Windows 9 pode ser a recuperação de terreno do sistema operacional. Esse post resume tudo o que sabemos até agora sobre o novo software.

 

Como ele se chama?

A maior parte dos dados que temos sobre o Windows 9 provém de uma serie de vazamentos sobre o Project Treshold. Supõe-se que esse projeto de desenvolvimento dará lugar ao novo Windows, mas ainda não é certeza se o nome será mesmo Windows 9. Por enquanto, é assim que vamos chamar o sucessor do Windows 8, que por sua vez, sucedeu o Windows 7. Uma questão de lógica pura e simples.

 

Qual é a sua aparência?

Se os rumores e vazamentos estiverem corretos, tudo indica que o Windows 9 será, em muitos aspectos, uma volta às origens. O Windows 8 reduziu muito as fronteiras entre os desktops tradicionais e os sistemas operacionais móveis. As últimas atualizações do Windows trouxeram de volta o botão Iniciar, e parece que o Windows 9 vai aprofundar ainda mais a volta da área de trabalho tradicional do sistema.

 

Separação touch/não touch

ezlhdcgh1668sd9dnpxj

O Windows 9 vai identificar o tipo de dispositivo em que está instalado, e vai adaptar a interface em consonância disso. Os desktops ou notebooks que não possuem suporte touch vão iniciar diretamente no modo desktop. O menu de tiles do Windows 8 estará presente, mas centrado em uma janela adicional do menu Iniciar, que pode ser ampliado para o modo de tela completa, se o usuário assim desejar.

Um vazamento em vídeo do site WinFuture mostra como seria a aparência dessa versão da área de trabalho.

 

Janelas e barras

As informações que apareceram até agora é que a barra Charms (barra deslizável na lateral direita da tela) vai desaparecer em definitivo no Windows 9. Mais: a interface Metro e a tela completa darão espaço para um sistema executado completamente em janelas.

 

Desktops virtuais

O OS X ou o Ubuntu funcionam sobre a ideia de desktops virtuais a algum tempo. Parece que o Windows finalmente vai seguir o mesmo caminho. Outro vazamento em vídeo do WinFuture mostra que o Windows 9 terá um sistema de seleção de desktops virtuais baseado em um carrossel.

 

Windows 9 RT?

A versão para dispositivos móveis do Windows 9 abre mão da área de trabalho tradicional em favor de uma aparência muito mais parecida com a do Windows Phone. A maioria das informações vazadas apontam para que ambas as plataformas, de fato, vão se unir em uma só. Faz sentido, levando em conta o crescimento dos smartphones Windows e a escassez dos tablets com Windows RT.

kr9uw15rgp0aeaxxldj3

 

Cortana

Os rumores também indicam que o assistente de voz Cortana passará a ocupar todas as versões do Windows, incluindo o Windows 9. Ainda não está certo como isso será implementado nos menus do sistema operacional.

 

Preço

Isso vai depender de qual sistema operacional temos em nosso dispositivo. Diferentes vazamentos indicam que os preços vão desde US$ 0 até US$ 20. Dizem que a Microsoft poderia incentivar os usuários que ainda contam com versões anteriores ao Windows 7. Os demais podem não ter tanta sorte.

 

Lançamento

A Microsoft anunciou um evento relacionado ao Windows para o dia 30 de setembro. Não é certeza que a empresa vai aproveito o evento para apresentar oficialmente o Windows 9, mas é mais que provável que novos detalhes sejam anunciados, assim como a versão prévia do sistema (Microsoft Technical Previeew). O lançamento definitivo do sistema pode acontecer na primavera de 2015.