Se as coisas seguirem como estão planejadas, na primeira semana de julho será lançada a versão Release Preview do Windows 8, versão essa bem madura e quase finalizada do novo sistema operacional da Microsoft. Mas algo curioso e importante sobre o software que você precisa saber é que nos últimos “builds” do sistema não apresentam a interface gráfica Aero, que permite mostrar configurações como janelas com cantos arredondados e transparências.

A Microsoft disse que esse tipo de design é “velho e desagradável”, e agora, o sistema mostra janelas mais simples, permitindo que o usuário se concentre mais no conteúdo, e menos na interface. A empresa deseja que o novo sistema operacional seja mais fácil de se usar, e apresente uma maior integração com outros produtos, como o Office.

A Microsoft ainda explica que dará ênfase no uso dos gestos, que exigem certo nível de adaptação para os usuários, mas que são a maneira mais natural de controlar um dispositivo.

Segundo informa o blog Building Windows 8, ainda que a experiência do usuário do novo sistema seja progressiva, ela vai respeitar o passado do próprio sistema. O software mostra grandes avanços, como o uso de opções como o Metro, mas também vai se concentrar no conforto que as versões anteriores do sistema oferecem.

Via MSDN.com