windows-81-02

O Windows 8.1 Update 1 é agora oficial. A Microsoft apresentou a primeira grande atualização do Windows 8.1, que por sua vez, corrigiu alguns problemas detectados no Windows 8. Já essa nova versão promete fazer ainda mais, com o grande desafio de reconquistar os usuários que estavam felizes com o Windows 7, e se decepcionaram muito com as mudanças apresentadas no Windows 8.

Esse post resume as principais novidades que essa versão entrega ao sistema operacional e, por tabela, ao usuário.

Área de trabalho

desktop-windows81update1

A inicialização direta para a área de trabalho tradicional é agora uma realidade. Bom, mais ou menos isso. Os fabricantes de hardware terão agora a opção de programar os seus equipamentos para que iniciem sempre no desktop clássico do Windows, evitando assim que o usuário busque as opções de configuração para tal ajuste. Se você, por algum motivo (que eu desconheço) preferir a interface Metro, a opção para mudar tal parâmetro está disponível, a qualquer momento, e quantas vezes você quiser.

A segunda grande novidade do Windows 8.1 Update 1 é a possibilidade de acessar os aplicativos Metro como se fossem apps do desktop. O acesso à loja do Windows virá pré-programada com esse modo, e o único porém (por assim dizer) é que o alcance dos aplicativos para a interface “Modern” do Windows 8 não estará disponível como padrão, obrigando ao usuário o acionamento dessa opção manualmente

Tela inicial e aplicativos

NewStartScreen

A revisão da tela inicial do Windows foi mais profunda. É possível detectar rapidamente algumas de suas novidades mais importantes. Por exemplo, no canto superior direito, é possível ver o botão de desligar e de busca, que antes ficavam ocultos na barra de Charms, que nem sempre é tão simples de se acessar, principalmente quando você não utiliza uma tela sensível ao toque.

O mais curioso é que, se você instalar o Update 1 em um dispositivo com tela sensível ao toque, o ícone de desligar vai continuar na barra de Charms. O motivo para isso é que, segundo a Microsoft, os usuários de tablets preferem desligar os seus dispositivos deixando pressionado o botão de liga/desliga.

Outra grande surpresa incorporada na atualização é o clique com o botão direito (finalmente). Agora, ao clicar sobre um ícone do menu inicial para selecioná-lo, aparecerá um menu com as opções que antes da atualização só apareciam ao aproximar o cursor do mouse na parte inferior da tela. Essa mudança faz todo o sentido.

Falando da parte inferior da tela, o Update 1 também adiciona uma pequena flecha que aparecerá automaticamente quando você instalar um novo aplicativo, de forma que só precisamos clicar em cima dela para ver suas informações e opções.

TileBarWindowsStoreApps

Os aplicativos para a interface Modern do Windows também foram atualizados para que o seu funcionamento fique algo mais familiar e simples para os usuários que não se adaptaram ao minimalismo da interface Metro. Isso significa que, a partir de agora, todos esses aplicativos contarão com uma barra superior, onde será possível ativar com poucos cliques a porcentagem da tela que ocupará o software em execução, mas também uma cruz no canto superior direito, para encerrar o aplicativo.

Tudo isso representa melhorias significativas na experiência de uso com o Windows 8.1, ainda mais se considerarmos que o gesto de deslizar com o dedo ou o cursor na parte superior da tela ao fundo é um dos motivos de frustração contínua para muitos usuários que ainda dependem do teclado e mouse para serem produtivos.

Melhorias no desempenho

RightClickAppsMenu

Por fim, a Microsoft realizou algumas otimizações menores e imperceptíveis ao usuário. Agora, a imagem do sistema operacional é distribuída aos fabricantes em forma de imagem comprimida, liberando assim espaço no disco rígido, e um novo recurso, o Process Lifetime Manager, vai se encarregar de suspender os aplicativos com uma maior velocidade, para obter a maior quantidade de memória disponível. Ou seja, o recurso acaba suspendendo o aplicativo, mas não o fecha, permitindo que você possa acessar esse aplicativo mais rápido, sem precisar iniciá-lo do zero.

O Windows 8.1 Update 1 estará disponível via download automático para todos os usuários a partir do dia 8 de abril.