windows-8-1-tela-inicial-600x337

A BUILD 2013, evento da Microsoft voltado para os desenvolvedores de suas plataformas (Windows 8 e Windows Phone 8) começou nos Estados Unidos, e tal como previsto pela maioria dos sites de tecnologia, a versão Preview do Windows 8.1 já está disponível para download.

O Windows 8.1 marca o início de uma nova fase na área de software da Microsoft, pois apresenta várias mudanças, não só no sistema, mas também na filosofia de distribuição de updates da empresa de Redmond. Essa é a primeira grande atualização do seu sistema operacional, e vai adicionar diversos recursos e corrigir inconsistências do sistema de uma única vez. Antes, essas correções e adições eram oferecidas em formato de “boletins de segurança” mensais (que ainda existem, mas para correção de problemas críticos).

Além disso, essa é a primeira vez que os usuários de uma versão do Windows vão receber um grande pacote de atualização do sistema operacional de forma totalmente gratuita. Mesmo sendo uma versão diferente do Windows 8 original, o usuário não vai precisar colocar a mão no bolso para receber essas novidades. Só vai pagar mesmo quando uma “major update” (ou nova versão) do sistema operacional for lançada. Algo como um hipotético Windows 9, compreende?

Algumas novidades previamente relatadas nessa atualização foram confirmadas. O botão Iniciar está de volta ao canto inferior esquerdo da área de trabalho, mas com um comportamento diferente. Agora, ele é um atalho para a tela inicial da interface Metro. Na prática, a Microsoft apenas adicionou o botão Iniciar no local onde normalmente você clicaria para alternar entre a área de trabalho clássica e a nova interface Metro.

A diferença dessa nova utilização do botão Iniciar para o atalho utilizado no antigo Windows 8 é que a interface Metro vai saltar na frente do usuário dentro da área de trabalho, o que deve tornar a interação entre os dois ambientes algo mais prático e intuitivo.

O usuário pode personalizar mais o sistema, adicionando o mesmo papel de parede da área de trabalho na tela inicial, os blocos dinâmicos contam com até quatro tamanhos diferentes, e a interface Metro está mais acessível para as telas touchscreen e para os sistemas em desktops com teclado e mouse.

Clique aqui para ler todas as novidades do Windows 8.1. Para fazer o download da ISO da nova versão, clique aqui. Abaixo, um vídeo preview que mostra parte das principais mudanças oferecidas pelo Windows 8.1.