NetbookWindows10_2

O pessoal do site Liliputing realizou um teste – muito bem sucedido, por sinal – com um netbook Asus Eee PC 1000H, onde eles instalaram a segunda atualização da Technical Preview do Windows 10 (build 9860).

O dispositivo da Asus tem uma tela de 1024 x 600 pixels, algo que impedia a instalação do Windows 8 nesse tipo de equipamentos. A nova build oferece suporte da Modern UI em telas com resoluções mais baixas, além de melhorias no funcionamento do sistema em hardwares mais antigos.

Esse Eee PC foi lançado em 2008, e conta com uma modesta configuração: tela de 10 polegadas, processador Intel Atom N270, 1 GB de RAM DDR2 de 667 MHz e 80 GB de HD.

NetbookWindows10

Os testes mostram que o Windows 10 não é particularmente rápido nesse notebook, mas ao menos funciona. Mas com essas especificações, é difícil extrair um bom desempenho com qualquer Windows. Quem sabe com uma distribuição Linux mais leve.

Os requisitos mínimos de execução do Windows 10 (32 bits) são os mesmos do Windows 7, e são praticamente os mesmos presentes nesse netbook. Vale lembrar que requisitos mínimos não quer dizer que na prática são os recomendados, mas ao menos sabemos que podemos ressuscitar alguns equipamentos antigos com o novo sistema operacional, e quem sabe adicionando uma maior quantidade de RAM o desempenho passe a ser algo mais aceitável.

Via Liliputing