microsoft-windows-10-smartphone-pc

A Microsoft apresentou ontem (29) na BUILD 15 o Continuum For Phones, um sistema que vai conectar smartphones e monitores (via HDMI), prometendo assim uma experiência completa de um PC a partir de um dispositivo móvel.

Com essa conectividade, o usuário poderá acessar a versão desktop dos aplicativos instalados no smartphone, podendo copiar conteúdos a partir do dispositivo móvel e colar em aplicativos em exibição na tela externa. Ou seja, é como se o telefone exercesse o papel de computador, trabalhando de forma alternada em duas interfaces diferentes.

Também será possível conectar um teclado e um mouse via Bluetooth e, a partir daí, utilizar nossos aplicativos instalados no telefone de forma mais produtiva, com a ajuda do monitor externo. Por serem apps universais, a mudança de tamanho na tela é automática, e seria como se fossem executados de um computador normal (entendemos que com algumas limitações).

Não foram dados maiores detalhes sobre os requisitos técnicos para que o Continnum For Phones funcione nos smartphones, mas fica claro que nem todos os telefones com Windows Phone (ou Windows) serão compatíveis co mo sistema.

De fato, o recurso parece estar reservado para os novos dispositivos compatíveis com o dual-screen, já que é necessário mostrar algo na tela do smartphone, e algo diferente na tela externa. Também não foram especificadas datas de lançamento, mas foi revelado que teremos que esperar o lançamento dos primeiros telefones com Windows 10 para que a funcionalidade se torne efetiva.