Windows 10 Mobile Anniversary Update

A Microsoft liberou na madrugada de hoje (17) o Windows 10 Mobile Anniversary Update, a atualização que deveria chegar junto com a versão para desktops, mas que atrasou sem maiores detalhes.

Com ela, durante as próximas horas, todos os usuários da versão móvel do Windows 10 vai receber notificações para atualizar os seus dispositivos. Aproveitamos então o momento para revistar todas as novidades da versão, e indicar se você pode ou não fazer o update.

 

As novidades do Windows 10 Mobile Anniversary Update

Windows 10 Mobile Anniversary Update 02

Uma das principais novidades é o Action Center, ou o painel de notificações do sistema. A estrutura da interface foi melhorada, ficando mais simples o gerenciamento das notificações, com um agrupamento de todas as que correspondem a um mesmo aplicativo.

Também é possível personalizar o painel de ajustes rápidos, pressionando e arrastando, podendo determinar a prioridade das notificações, a quantidade delas que serão exibidas por aplicativo.

Além disso, quando pressionamos sobre cada notificação, podemos acessar as opções de como converter o aplicativo prioritário, desativar as notificações ou entrar nos ajustes.

 

Cortana

Windows 10 Mobile Anniversary Update Cortana

 

O Cortana também recebeu novidades. A primeira é a sincronização de notificações entre dispositivos, tanto na exibição como no descarte.

O assistente melhorou a sua linguagem para falar de forma mais natural, incluindo novos idiomas, criando lembretes a partir de imagens e implementar uma função para identificar a música que está tocando.

Também vai notificar no PC quando a bateria do smartphone estiver acabando, ou ativar um toque no dispositivo para nos lembrarmos onde o deixamos.

O Windows 10 Mobile Anniversary Update também oferece mudanças na tela de bloqueio, com acesso direto para a câmera e controles multimídia para poder controlar as reproduções sem desbloquear o smartphone. O teclado recebeu novos emojis, melhorias na previsibilidade de texto, e a possibilidade de utilizar o teclado com uma das mãos em mais smartphones com telas de 5 polegadas.

 

Configurações, funcionalidades e Microsoft Edge

Windows 10 Mobile Anniversary Update 03

 

As novidades também chegam a um menu de configurações, que reorganiza os itens adicionando um ícone próprio em cada bloco. Agora, o usuário pode configurar as horas que usamos o smartphone para atualizá-lo apenas quando ele está em desuso, para não nos incomodar.

A multitarefa agora permite ter até 16 cards abertos ao mesmo tempo (para dispositivos com 2 GB de RAM ou mais).

Por fim, o Microsoft Edge, exclusivo do Windows 10, que recebe o uso de gestos de navegação e melhorias no gerenciamento inteligente de abas. Se um link nos leva para uma nova aba, ao voltar, essa aba se fecha.

Também adicionou um botão mais visível para a navegação privada e a possibilidade de usar o teclado Word Flow diretamente na barra de buscas.

Como atualizar o meu smartphone?

 

O Windows 10 Anniversary Update foi liberado nessa madrugada pela Microsoft, que afirma que o update chegará progressivamente a todos os seus usuários ao redor do mundo. Ou seja, se você ainda não recebeu o novo software, isso deve acontecer com o passar dos dias.

Mas os mais impacientes podem realizar a atualização manualmente. Para isso, acesse o menu de Configurações do dispositivo, depois em Atualização e Segurança e, por fim, Atualizar o Smartphone. Nela, você verá a opção Buscar Atualizações.

Ao selecionar esta, será verificado se o Anniversary Update está disponível para o seu dispositivo. Reforçamos que ter paciência e esperar que a Microsoft envie a atualização é algo mais que recomendado.

Via Slashgear