Windows 10 Pro

As versões mais populares do Windows 10 na atualidade são a Home e a Pro. Para a maioria, a versão Home é a ideal, mas… o que diferencia esta versão do Windows 10 Pro?

De um modo geral, a principal diferença entre as duas versões está no quesito segurança.

O Windows 10 Pro é especialmente concebido para os profissionais, mas usuários domésticos podem se beneficiar disso. As diferenças mais importantes da versão Pro são:

 

– Integração do Hyper-V, programa de virtualização
– Acesso à loja oficial do Windows para empresas e profissionais
– Melhorias de segurança em várias frentes, com o uso da codificação BitLocker, proteção de dados e Device Guard, que permite o bloqueio de dispositivos
– Administração simplificada de diretivas de grupo, acesso ao Azure Active Directory e desktop remoto

 

 

windows-10-pro-2

 

Ou seja, o Windows 10 Pro tem um conjunto de configurações avançadas, que podem ser fundamentais para empresas e profissionais. A função Hyper-V até pode ser interessante para usuários domésticos avançados, mas salvo alguns casos específicos, o Windows 10 Home é a melhor opção para a grande maioria dos usuários.

Particularmente, uso o Windows 10 Pro pela necessidade do meu trabalho, já que lido com dados sensíveis no TargetHD.net. Mas posso confirmar que, em um uso prático, basicamente não existe diferenças gritantes entre as duas versões.

No passado, isso já foi mais acentuado. O Windows 7 Professional, por exemplo, oferecia um desempenho muito melhor que o Windows 7 básico. Hoje, isso não acontece mais. Felizmente.