windows-10-logo

A cota do Windows 10 em fevereiro subiu para 11.85%, alcançando assim o maior avanço desde o seu lançamento, e superando o Windows XP e o Windows 8.1. Agora, a versão é a segunda mais utilizada entre os sistemas da Microsoft, só sendo superado pelo Windows 7, que registrou uma queda de 3%, a maior em apenas um mês nas análises da NetMarketShare.

Mesmo assim, o Windows 7 ainda está em metade dos computadores do planeta. O Windows 8.1 mantém os seus 10%, enquanto que o Windows XP subiu (de forma inexplicável) 0.5%. Sobre o Windows 8, segue em queda, ficando com 2.6%, movimento lógico depois do fim do seu suporte oficial e a atualização gratuita do Windows 8.1 para o Windows 10.

Windows10_cuota_febrero_2

O Mac OS X da Apple subiu levemente, ficando acima dos 7% de mercado, somando suas diferentes versões a partir da 10.4. A última versão, a OS X 10.11, tem mais da metade de toda essa cota, confirmando que os usuários da Apple são os que mais atualizam seus equipamentos para a versão mais recente. Sobre o Linux, o sistema se mantém com 1.71%.

A cota de fevereiro mostra uma tendência de alta do Windows 10 à medida que os novos equipamentos chegam ao mercado, e especialmente com um maior número de usuários atualizando de graça a partir do Windows 7 e Windows 8.1. A opção de atualização gratuita chega ao fim no dia 29 de julho, exceto se a Microsoft não prorrogar esse prazo.

Outro detalhe interessante será conhecer se as empresas começam a migrar para o Windows 10. A última atualização do sistema, Threshold 2, será a primeira grande atualização do sistema desde o seu lançamento, incluindo melhorias essenciais para empresas, com um ponto de maturidade onde é possível recomendar a versão para as grandes corporações.

Veremos com tudo isso como o Windows 10 vai desempenhar no mercado.

Via NetMarketShare