windows-10-270-milhões

No evento de abertura da Microsoft BUILD 2016, a gigante de Redmond informa que o sistema operacional Windows 10 conta hoje com mais de 270 milhões de usuários.

Os números são positivos para um sistema operacional que tem oito meses de mercado, mas vale lembrar que isso não é o mesmo que o número de dispositivos em que o sistema está instalado. Esse dado não foi revelado na BUILD 2016, mas no mês passado chegava a 75 milhões de dispositivos baseados no Windows 10.

O ritmo de adoção foi muito rápido inicialmente. A gratuidade da atualização para o Windows 10 para aqueles que contavam com uma licença válida do Windows 7 ou superior fez com que muitos apostassem nas melhorias da plataforma. Porém, esse ritmo de atualizações diminuiu logo depois, o que fez com que a Microsoft adotasse algumas técnicas que foram criticadas por muitas pessoas, que acusaram a empresa de forçar de forma mais ou menos evidente que os usuários conversões anteriores atualizassem seus equipamentos para o novo sistema operacional. ]

Essas medidas permitiram que a evolução no número de usuários e máquinas com Windows 10 crescesse. A recente saída da atualização para o Windows 10 Mobile em diversos dispositivos – por enquanto nem todos são suportados – sem dúvida vai ajudar a fazer com que os números cresçam, mas será bem interessante ver o que vai acontecer no final de julho, quando o Windows 10 deixar de ser gratuito como atualização.

Via Microsoft Build 2016