A hora da verdade está chegando. No dia 29 de julho a Microsoft lança oficialmente o Windows 10, nova versão do seu sistema operacional. Todos os principais detalhes sobre o software foram passados, e mais de 3 milhões de usuários já instalaram o preview do sistema, com mais de 1 milhão de mensagens de feedback.

Esse post faz um resumo de tudo o que você precisa saber sobre o Windows 10.

 

Atualização gratuita no primeiro ano de vida

Para os usuários que possuem uma licença do Windows 7, do Windows 8.1, ou um smartphone com Windows Phone 8.1, a atualização do Windows 10 será gratuita, desde que realizada durante o primeiro ano de vida da nova versão. Uma vez atualizado, o dispositivo poderá seguir funcionando com o sistema para sempre (ou pelo resto de sua vida útil).

É uma aposta de risco da Microsoft, mas também é algo interessante e inteligente. Desse modo, eles incentivam os usuários a atualizarem o sistema, evitando que muitos fiquem agarrados ao Windows 7, tal como aconteceu com o Windows 8. De acordo com o NetMarketShare de dezembro de 2014, o Windows 7 ainda é utilizado por 53.71% dos usuários, enquanto que o Windows 8.1 fica atrás inclusive do Windows XP.

O objetivo aqui é bem claro: fazer com que todos atualizem o sistema. Sim ou sim. Afinal, nada mais atraente do que oferecer coisas de graça por um tempo limitado para incentivar todo mundo, não é mesmo?

 

Menu Iniciar e Central de Notificações

windows-01-02

Toda a polêmica gerada no Windows 8 pelo fim do menu Iniciar (que depois foi parcialmente recuperado no Windows 8.1) valeu de alguma coisa. O Windows 10 marca a volta do menu Iniciar clássico, no canto inferior esquerdo. Do lado direito, temos as tiles do Windows 8. E se tudo parecer pequeno para você, ainda é pode exibir os itens em uma tela completa.

Do lado direito do desktop, temos a central de notificações, que mostra as últimas mensagens e alertas dos programas mais utilizados. Na parte inferior, existem várias casas de ação rápida, uma espécie de Action Center, onde é possível ativar o WiFi, conectar a um VPN, ativar o modo tablet, ativar o modo avião, entre outra ações. Algo muito parecido com o que temos hoje no Windows Phone 8.

 

Cortana chega ao PC

windows-01-03

Outra novidade é o Cortana para o desktop. O assistente pessoal digital que aprende sobre o comportamento do usuário estará presente no seu computador, onde será possível (por exemplo) adicionar informações pessoais para que se leve em conta, ou eliminar aqueles dados que você não quer que o Cortana saiba.

Uma vez iniciado o assistente, ele vai passar a exibir informações consideradas relevantes, em uma ‘experiência homepage’, tal como indica a Microsoft. Por exemplo, ele lembra de futuros eventos do usuário, ou informações que podem interessar em função do que ele sabe sobre você. Ou seja, o Cortana para PC é o Cortana dos smartphones ‘vitaminado’, pro conta das múltiplas possibilidades que um computador oferece.

 

Project Spartan, o novo navegador

windows-01-04

O Project Spartan é o novo navegador padrão da Microsoft. O software ainda está em desenvolvimento, mas será visto dentro de ”três, quatro ou cinco meses”. O navegador é capaz de receber anotações de forma nativa, permitindo a colaboração de múltiplos usuários em projetos e compartilhamento de conteúdo com vários usuários.

Além disso, é possível utilizar o ‘modo leitura’, para ler conteúdos, adaptando uma página web para o formato de um livro, eliminando as distrações das laterais. Uma solução simples e personalizável, com listas de leituras sincronizada entre os dispositivos, permitindo o envio de conteúdo para uma leitura posterior.

Além disso, o Cortana é 100% integrado com o navegador, podendo indicar endereços e outras informações relevantes se você acessa um site de um produto ou serviço e adiciona resultados instantâneos na barra de endereços.

 

A conquista dos gamers, com o aplicativo do Xbox

windows-01-05

Se você tem um Xbox One, essa parte te interessa, e muito. O app do Xbox para Windows 10 parece uma rede social, mas voltada aos jogos do universo da Microsoft.

Nele, você poderá ver o seu perfil, os seus progressos nos jogos, um feed de atividades dos seus amigos, o chat do Xbox Live e uma lista daqueles que estão jogando naquele momento (independente se você está no console, no PC ou no smartphone).

Uma grande novidade: se você tem qualquer jogo do Xbox One (incluindo os exclusivos), você pode jogar o game a partir de qualquer outro dispositivo Windows de sua casa, através da funcionalidade de streaming, mesmo que você não esteja diante do Xbox. Terminou de jogar? Você pode ate desligar o Xbox One remotamente. Simples assim.

 

Windows 10, disponibilidade

windows-01-06

O Windows 10 chega ao mercado no dia 29 de julho, em mais de 190 países, para 111 idiomas.