Windows10ARM

Windows 10 ARM Desktop é uma nova versão do sistema operacional que a Microsoft estaria trabalhando. O nome apareceu em uma documentação presente no blog oficial da empresa, o MSDN.

A Microsoft suporta a arquitetura RISC do ARM há muito tempo. Desde as primeiras versões do Windows Mobile e Windows Phone, e no novo Windows 10 Mobile e no Windows RT, especialmente destinado a cobrir o setor dos tablets. O Windows 10 ARM Desktop seria uma novidade por ser destinado também aos tablets, com suporte completo para todas as versões, já que são mencionadas as variantes Home, Pro, Enterprise e Education.

O objetivo da versão é suportar a execução de aplicativos Win32, algo que o Windows RT não fazia (por isso acabou em fiasco). A Microsoft estaria trabalhando desde 2013 com um emular (JIT x86-to-ARM), mas não sabemos se este seria o método a utilizar para executar aplicativos.

A imagem abaixo mostra que o Windows 10 ARM Desktop não é o único sistema listado na documentação do MSDN, porque também apareceram as versões Windows 10 Mobile ARM64 e Windows 10 Mobile x86. Destaque para este último que seria destinado a gerenciar o especulado Surface Phone, smartphone de linha alta com chipset Intel capaz de executar nativamente aplicativos Win32.

Windows10ARM_2

Vale a pena assinalar por fim que a Microsoft trabalha há tempos com o ARM em servidores, algo que se concretizaria com o Windows 10 Server ARM, que completaria a plataforma com a ideia de unificação total. O Windows 10 seria capaz de ser instalado em qualquer dispositivo, desde um smartphone até um servidor, com arquiteturas x86 ou ARM.

Algo sem dúvida muito interessante. Vamos acompanhar as próximas pistas sobre o assunto.

Via MSDN