650_1000_fido-2-1

A Microsoft anunciou que o Windows 10 vai suportar a próxima versão da especificação Fast Identification Online (FIDO), iniciativa que permite o uso de todo o tipo de dispositivos e sensores biométricos que oferecem serviços de autenticação e verificação de identidade.

O FIDO vai um passo além, e diferente dos sistemas com os sensores de digital atuais, a ideia é substituir completamente as senhas, oferecendo métodos locais mais rápidos, que permitem o acesso à sessões de trabalho com máquinas baseadas no Windows 10.

Na implementação atual do padrão, o Windows 10 oferece esse suporte ao sistema de inicialização da sessão, mas também ao Azure Active Directory, ou ao acesso aos serviços da Microsoft, como o Office 365 Exchange Online, ou de outras empresas como Salesforce, Citrix ou Box. É a primeira vez que os dispositivos com Windows e os serviços mencionados podem ser acessados entre os dois extremos, utilizando uma solução de autenticação de dois passos, e sem uso de senhas.

O suporte aos tradicionais métodos de autenticação via usuário e senha seguem presentes, mas a integração do FIDO 2.0 no Windows 10 vai permitir que qualquer fabricante aporte suas soluções para que a biometria se transforme em uma solução possível, para que possamos esquecer as senhas com o passar do tempo.

Via Microsoft Blog