Windows 10 Anniversary Update

O Windows 10 Anniversary Update, primeira grande atualização do Windows 10, chegará ao mercado no dia 2 de agosto, e traz novidades importantes.

A atualização é gratuita para todos os usuários atuais do Windows 10. Para quem não atualizou o seu equipamento até agora, não vai receber melhorias e novidades em segurança, Cortana e Microsoft Edge, além de novas funções, como Windows Ink e Xbox Play Anywhere.

 

350 milhões de dispositivos com Windows 10 até agora

Windows 10 Anniversary Update 02

A Microsoft confirmou a data oficial de chegada do Windows 10 Anniversary Update, e revelou que o Windows 10 está hoje em 350 milhões de dispositivos. Um sensível crescimento diante dos 300 milhões citados no começo de maio.

A velocidade de adoção do Windows 10 foi notável desde o seu lançamento em 29 de julho de 2015, mas vários fatores influenciaram na desaceleração desse ritmo. As críticas frequentes sobre aspectos de privacidade, além da “forçada de barra” da Microsoft em querer que os usuários atualizassem a todo custo fizeram com que a acolhida ao novo software fosse menor que o esperado.

 

Maior segurança e foco especial nas empresas

O Windows 10 Anniversary Update oferece melhorias no âmbito da segurança. A integração do Windows Hello, sistema de identificação biométrica, será mais importante do que nunca. O Microsoft Edge pode fazer uso dessa integração de forma nativa, o que é uma vantagem em relação aos demais navegadores.

O Windows Defender está mais interativo, com escaneamentos periódicos e novas funções empresariais. O Windows Defender Advanced Threat Protection usa uma rede de sensores e especialistas em proteção, e o Windows Information Protection protege as empresas de vazamentos acidentais de dados.

 

Foco principal nos usuários

Windows 10 Anniversary Update 03

Essa atualização é voltada principalmente ao usuário, e notamos isso na quantidade de melhorias introduzidas para diferentes aspectos, que vão da produtividade até os jogos. A seguir, as principais novidades do Windows 10 Anniversary Update pensadas no usuário final:

– Windows Ink: tome notas e escreva sobre a tela do dispositivo de forma ainda mais fácil, tanto no Office como no Microsoft Edge ou Mapas.
– Cortana: está mais potente, com funções que permitem o acesso ao assistente de voz a partir da tela de bloqueio ou a capacidade de armazenar e lembrar informações ou sincronizar seu comportamento entre dispositivos. Também assume protagonismo no Xbox One.
–  Microsoft Edge: recebe melhorias visando uma maior eficiência, com um maior catálogo de extensões e maior suporte de acessibilidade através de padrões web como HTML5, CSS3 e ARIA.
– Xbox Play Anywhere: o Xbox One aponta para a convergência, onde o usuário pode agora comprar um jogo e sua licença ser válida no console e no Windows 10. É possível jogar em modo multiplayer nas duas plataformas, apesar de um catálogo mais limitado no seu início. O modelo de ciclo de consoles muda com essa nova abordagem.
– Inovação na sala de aula: os professores poderão configurar dispositivos com três simples passos, além de contar como ferramentas para provas, onde se deve utilizar o computador (com certas limitações).

Para aproveitar dessas melhorias, o usuário deve ter uma instalação original do Windows 10 no seu equipamento, algo que é possível se obter de forma gratuita, desde que você tenha uma licença legítima do Windows 7 ou superior em algum equipamento, ou se você for membro do programa Windows Insider.