windows 10 notebook

Que o Chrome consome mais bateria, isso é algo que já sabemos. Porém, o fato fica mais contundente quando o Windows 10 exibe uma notificação na barra de tarefas alertando sobre isso.

A recomendação diz: “mude para o Microsoft Edge para obter até 36% a mais de autonomia na navegação web”.

É claro que a Microsoft pode fazer com o Windows 10 o que quiser, mas esta é uma forma evidente de promover o seu navegador, aproveitando a sua própria plataforma e tentar capturar usuários do Chrome para o Edge. E nem todo mundo vê isso com bons olhos.

Conselho? Ou propaganda disfarçada dentro do Windows 10?

23

Várias fontes contactaram a Microsoft para esclarecer a questão. A empresa respondeu que as notificações (ou “conselhos do Windows”) foram criados para oferecer informações rápidas e simples para ajudar a experiência de uso com o Windows 10, mostrando informações úteis para ampliar a autonomia de bateria. Lembra também que o Windows 10 oferece a liberdade para o usuário escolher o seu navegador padrão, assim como o motor de busca.

Tudo é uma questão de ponto de vista e tolerância do usuário. Em todo caso, é possível desabilitar os “conselhos” através dos ajustes das notificações.

Via Neowin