Windows 10 teaser

O período de atualização gratuita do Windows 10 chegou ao fim, e agora temos os números de cota de mercado depois de quase um ano de lançamento do sistema operacional.

No mês de junho, o Windows 10 ganhou 4% de cota, o maior aumento desde o seu lançamento, registrando 21,13%. A Microsoft garante que essa é a versão com maior crescimento da história da empresa, e apesar de várias dúvidas ao longo do tempo, os dados confirmam a teoria da empresa de Redmond.

 

Atualizações, as grandes responsáveis pelo aumento

Windows10_cuota

Esse aumento do Windows 10 foi refletido nas quedas do Windows 7 e Windows 8, mas não estimulou as vendas de novos equipamentos, o que é algo relativamente preocupante. De qualquer forma, são respeitáveis 21% de mercado. Veremos se nos próximos meses esse crescimento será maior com a chegada de novos equipamentos de consumo e grandes migrações empresariais.

O Windows 7 segue como a versão mais utilizada do sistema operacional, com mais que o dobro de usuários do Windows 10, mas voltou a cair 2% em junho. O Windows 8.1 também registrou queda pelos mesmos motivos, enquanto que o Windows 8 e o Vista já são residuais. O mais incrível de tudo isso é que o Windows XP ainda conta com mais de 10% do mercado.

O OS X registrou queda, mas mantém os níveis dos últimos meses. Aqui, a Apple precisa dos novos MacBooks com certa urgência, depois da queda de vendas dos últimos trimestres.

Por fim, vale a pena destacar que o maior aumento (porcentual) de todos os sistemas foi registrado pelo Linux, que ganhou 2,33%.