wikipedia-search

Parece que o projeto de buscador próprio do Wikipedia não só existe, mas está mais vivo do que nunca, uma vez que recebeu uma concessão de US$ 250 mil da Knight Foundation, o que garantiu os fundos necessários para o seu desenvolvimento.

A informação vazada revela que esse dinheiro será destinado a cumprir uma primeira etapa do que é conhecido como Knowledge Engine, que é descrito como “um sistema para descobrir informações veraz e de confiança na internet”. Uma definição simples, concisa e reveladora.

Nesta primeira etapa só seria levado adiante uma fase de testes, onde eles vão testando o correto funcionamento desse buscador, que estaria incorporado a Wikipedia.org.

É preciso ter claro que não estamos falando de um buscador geral, orientado para a internet, mas sim um buscador limitado ao âmbito da própria Wikipedia, algo que foi confirmado pelo próprio Jimmy Wales, que afirmou que os rumores que indicavam que eles estariam criando uma alternativa à Google eram falsos.

Um detalhe importante que não tem muita importância, já que um buscador integrado e bem resolvido pode ser de grande ajuda na hora de navegar entre os mais de 5 milhões de artigos que a Wikipedia possui nesse momento.

Via NextPowerUP!