wikipedia-logoi

A Wikipedia se transformou com méritos próprios na maior enciclopédia gratuita do mundo, completando 15 anos de sua inauguração.

Seu fundador é Jimmy Wales, que em 15 de janeiro de 2015 iniciou o seu serviço tal e como muitos outros programas e aplicativos informáticos do planeta: com um “Hello, World”, frase utilizada quando se quer comprovar que um programa simples funciona. Desde então, a Wikipedia cresceu de forma impressionante, com 500 milhões de usuários únicos ao mês e mais de 38 milhões artigos publicados em 250 idiomas.

A Wikipedia se transformou em um dos sites web mais visitados do planeta, e o que é mais surpreendente é que ele cresceu baseado em um foco pouco comercial e sem fins lucrativos, dependendo da doação dos usuários e de colaboradores voluntários. Tudo isso foi feito com o amparo da Fundação Wikimedia, matriz da Wikipedia.

Além da sua confiabilidade como fonte de informação, a Wikipedia obtém o reconhecimento de oferecer o seu conteúdo disponível para qualquer pessoa que conte hoje com um acesso a internet. Todos os artigos do site estão publicados sob a licença Creative Commons, o que permite a sua edição e reutilização por qualquer pessoa, além de sua livre distribuição.