whatsapp-sim

O WhatsApp segue expandindo o seu território, apoiando-se agora em uma nova parceria com a operadora alemã E-Plus. Esta filial da Telefonica lançou o WhatsApp SIM, um SIM card com tarifa pré-paga, mas com propriedades especiais. Por exemplo, você pode comprar esse SIM com 10 euros de saldo, onde é possível utilizar o aplicativo de mensagens instantâneas de forma ilimitada.

As mensagens trocadas pelo WhatsApp não vão consumir os megas de dados contratados no plano, que podem ser utilizados para realizar chamadas e navegar na internet.

Esta é a primeira vez que o WhatsApp se une com uma operadora para vender SIM cards, algo que transforma a empresa (mesmo que de forma indireta) em um MVNO (operadora virtual sem rede). As chamadas custam 0.09 centavos de euro (o mesmo que os SMSs), enquanto que os megas por uso de dados custam 0.24 centavos de euro.

Por 10 euros adicionais, os usuários podem adquirir 600 créditos adicionais, que podem ser trocados por mais megas de dados, minutos de chamadas ou mensagens (cada MB, minuto ou SMS custa um crédito). Se o SIM card ficar sem créditos, o WhatsApp segue funcionando sem problemas.

Desconhecemos o que vai acontecer quando eles priorizarem as chamadas VoIP para o WhatsApp – algo que deve ser habilitado no aplicativo no meio do ano -, uma vez que teremos (na teoria) um conflito de interesses com a operadora E-plus.

Por enquanto, a opção só está funcionando na Alemanha, mas não duvidamos que, se tudo der certo, a plataforma estará disponível em breve para outros mercados.

Via TechCrunch