O WhatsApp, preocupado com os problemas gerados pelo SPAM e pelas fake news, implementa de forma definitiva o recurso que indica quando uma mensagem recebida foi re-enviada, e não se é um texto original.

É uma solução simples, onde agora vamos saber quando uma mensagem foi escrita por um de nossos contatos ou se foi re-enviada. Em teoria, isso serve para duvidar da veracidade da mensagem e pensar duas vezes antes de compartilhar o conteúdo para nossos contatos.

O recurso está chegando de forma paulatina a todos os usuários do iOS e Android em todo o mundo a partir de hoje (10). Uma etiqueta com a indicação de re-envio no começo da mensagem indica que recebemos o novo recurso no WhatsApp.

Não é a melhor solução, já que nada impede que alguém copie a mensagem e envie como uma nova. Por outro lado, a função se aplica a qualquer mensagem re-enviada, e a maioria das pessoas costuma re-enviar automaticamente o que recebe na plataforma.

Por outro lado, esta não seria a única medida tomada pelo WhatsApp para evitar as fraudes. A plataforma estaria testando uma nova característica de detecção de links suspeitos, onde no lugar de destacar que a mensagem foi re-enviada, seria destacado que a mensagem contém um link malicioso, que poderia afetar o dispositivo ou nossos dados.

Resta saber quando essa nova função (bem mais útil, por sinal) será implementada no WhatsApp.