WhatsApp-Logo-Quebrado

Vai começar tudo de novo.

O WhatsApp pode ser bloqueado no Brasil pela terceira vez. Segundo a GloboNews, a juíza de fiscalização da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, Daniela Barbosa Assunção de Souza, emitiu uma nova ordem de suspensão do funcionamento do serviço de comunicação no território brasileiro a partir de hoje (19).

O bloqueio seria mais uma represália contra o WhatsApp/Facebook, que se negam a fornecer informações de seus usuários em casos que envolvem uma investigação policial. As intimações sobre a ordem de bloqueio foram entregues ontem (18) para as autoridades, e o horário do bloqueio vai depender das operadoras. Porém, o documento solicita um bloqueio imediato do serviço no Brasil. Não há informações sobre o período que o aplicativo ficará bloqueado.

 

Terceiro bloqueio

É o terceiro bloqueio que o WhatsApp sofre no Brasil. O serviço alega que não pode fornecer os dados solicitados pela justiça porque a criptografia do aplicativo impede a identificação desses dados. Nas outras duas oportunidades, as ordens de bloqueio do aplicativo foram emitidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e peloo juiz Marcel Montalvão, da cidade de Lagarto (SE), que também solicitou a prisão de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook na América Latina.

Nos dois casos anteriores, a ordem de suspensão de 72 horas não foi cumprida até o fim. Liminares suspenderam as decisões judiciais, e o WhatsApp voltou a funcionar.

Esse post será atualizado com novas informações.

Via Olhar Digital