_81432164_joy-and-phone-2

O Wafindr é um sistema desenvolvido pela Royal London Society for Blind People e UsTwo, e consiste basicamente em uma série de etiquetas Bluetooth colocadas estrategicamente nas paredes do metrô, que se comunicam com um aplicativo no smartphone do usuário, indicando o caminho até o local onde ele deve pegar o metrô.

As etiquetas indicam para o aplicativo qual é a localização exata do usuário, e com comandos de voz similares ao dos navegadores GPS, orientam o caminho pelo qual o usuário deve se mover pela estação. A principal vantagem do sistema é que as etiquetas são muito simples de instalar e de baixo custo, o que deve facilitar a sua implantação em massa.

O Wayfindr é prioritariamente pensado nos deficientes visuais, oferecendo uma maior independência de locomoção. Porém, o sistema também pode ser utilizado para oferecer todo o tipo de informação para qualquer usuário.

Por enquanto, a RLSB está realizando uma série de testes na estação de metrô de Pimlico em Londres (Reino Unido), mas eles pretendem expandir o sistema para o restante da rede metroviária da cidade.

 

Via RLSB