A Apple apresentou na WWDC 2018 a nova versão do seu sistema operacional para wearables, o watchOS 5.

Kevin Lynch foi o responsável por apresentar as novidades do novo software. A primeira delas é a possibilidade de desafiar os seus amigos para competições de treino de 7 dias. De acordo com os progressos, notificações são enviadas, informando quem está ganhando a disputa.

 

 

São vários tipos de desafios, que vão da yoga até caminhadas. A Apple não é a primeira a introduzir características sociais nos apps esportivos, mas não deixa de ser uma novidade interessante.

 

 

Outra novidade do watchOS 5 é a detecção automática de quando o usuário está realizando um exercício físico, sendo inclusive capaz de descobrir o tipo de exercício a ser realizado.

 

 

O recurso Walkie-Talkie permite aos usuários enviarem mensagens curtas de voz para os seus amigos. No primeiro uso, o seu amigo terá que aprovar a mensagem. Depois disso, o uso é direto e irrestrito. O recurso funciona via WiFi e redes móveis.

 

 

Novos mostradores foram anunciados, e os usuários passam a contar com novos conteúdos, mapas e frequência cardíaca. Os mesmos atalhos hoje disponíveis no Siri chegarão ao Apple Watch em breve.

 

 

Outra funcionalidade interessante relacionada ao Siri é que não precisamos mais invocar o nome do assistente para realizar pesquisas. Basta fazer a pergunta para o relógio, e o software é acionado, buscando a resposta para você.

 

 

Por fim, o app Música permite que o usuário leve consigo as suas músicas em MP3 ou podcasts favoritos.

 

 

O watchOS 5 estará disponível para download no final de 2018. Com exceção do Apple Watch original, as demais versões do relógio inteligente da Apple (incluindo o Apple Watch Series 1) são compatíveis com essa atualização.