watchOS 3

A Apple apresentou na abertura da WWDC 2016 o watchOS 3, importante renovação do seu sistema operacional para relógios inteligentes.

Sem um novo hardware no horizonte, o novo software conta com melhorias no desempenho e pequenos detalhes que tornam mais úteis os aplicativos e serviços da Apple. Nesse momento, serviços de terceiros e da própria Apple no Apple Watch é sinônimo de lentidão nos lançamentos e atualizações. Com o watchOS 3, a promessa é de um início imediato da apps, ganhando muito em usabilidade.

Além dessa melhoria, foram introduzidas novas usabilidades para o botão integrado ao relógio, que agora abre os seus contatos. Será a partir de agora uma espécie de botão iniciar, onde podemos ter acesso rápido aos aplicativos mais utilizados.

watchOS 3-02

As esferas também receberam novidades, com um maior colorido e opções quando exibimos as informações, especialmente a partir do modo de exercício, que estreia uma esfera exclusiva e muito visual. As esferas podem ficar mais discretas, com um simples deslizar do dedo na tela principal.

Ah, sim… é possível mudar a cor do vestido da Minnie agora. Nossa… que inovação… #ironic.

watchOS 3-03

Nas mensagens, a maior novidade é o Scribble, que permite escrever sobre o relógio os caracteres de um texto curto como resposta ou primeira mensagem, sendo o relógio capaz de reconhecer. Outra opção adicionada é o de chamada de emergência (para EUA e Europa), que é acessado pressionando o botão de relógio, com uma nova opção para essa chamada.

Na parte de ajuda, temos o aplicativo de lembretes, o Find my Friends ou configurações de temporizadores mais diretos com tempos pré-estabelecidos, de modo que com simples gestos e sem tocar a coroa podemos iniciar essas funções.

watchOS 3-04

Uma das funções mais usadas do Apple Watch é o da atividade. Mas diante de outras soluções, os dados só conseguem criar um histórico do usuário. Com o watchOS 3, a Apple introduziu o Activity Sharing, que compartilha nosso progresso e interage com outros contatos para criar modos de competição ou social.

A Apple também anunciou que teremos novas APIs no watchOS 3. O objetivo é oferecer aos desenvolvedores de aplicativos o melhor e mais amplo acesso às funções até agora reduzidas, como os pagamentos com o Apple Pay ou dados de saúde, como o ritmo cardíaco.

watchOS 3-05

A versão para desenvolvedores do watchOS 3 poderá ser instalada hoje (13), mas a versão definitiva só chega no final do ano. Quem sabe com o lançamento de um novo Apple Watch.

watchOS 3-06 watchOS 3-07 watchOS 3-08 watchOS 3-09 watchOS 3-10 watchOS 3-11 watchOS 3-12