O WannaCry File Restore é uma ferramenta desenvolvida pela operadora de telefonia espanhola Telefónica (que no Brasil controla a Vivo) para combater o ransomware WannaCry, que se expandiu pelo mundo deixando mais de 150 mil dispositivos sequestrados em mais de 99 países.

A ferramenta ajuda na recuperação dos arquivos mais importantes sequestrados pela ameaça virtual, e é um script do PowerShell e permite a recuperação e a restauração de arquivos temporários com extensão WNCRYPT, criados duranta o ataque.

Vale lembrar que a ferramenta só funciona se o processo do ransomware ainda não foi finalizado, que é quando os arquivos ainda estão codificados e a cópia temporária não foi eliminada.

Além disso, o WannaCry Flie Restore ainda é uma versão alpha, e que exige específicos conhecimentos de informática para configurar. Seus desenvolvedores trabalham em uma versão executável para Windows, que será lançado nos próximos dias.

O WannaCry já é considerado o protagonista do maior ataque virtual da história. Algo que despertou a atenção de todos que estão minimamente conectados.

O governo norte-americano sabia da brecha, e só avisou a Microsoft algumas semanas antes da ameaça se tornar um ataque virtual.

Agora, mais uma vez levantamos a discussão sobre os direitos de um governo em explorar brehcas e violar regras para alcançar seus objetivos.

Vale lembrar que a Google alterou seus termos de serviço, e agora pode localizar o seu usuário em tempo real. Aliás, não só a LG mas também a Sony.

Vídeo com demonstração do WannaCry File Restore a seguir.

 

 

 

Download: Telefónica WannaCry File Restorer @ GitHub