size_590_Facebook.jpg

Quem está acostumado ao Facebook sabe que a rede social não possui um serviço de gravação de comentário por voz. No entanto, os criminosos cibernéticos inventaram esta falsa modalidade de serviço para tentar enganar os novos usuários da maior rede social do mundo. Este truque não é novo, mas ele voltou a ser usado maciçamente nas últimas semanas, segundo apurou a Stity Tecnologia, distribuidora das soluções de segurança da Avast no Brasil.

Os criminosos enviam uma mensagem por e-mail com o título “Você recebeu um comentário de voz em sua foto” com um link para “ouvir o comentário” que depois descarrega um código malicioso no computador através do arquivo “voz_facebook.rar”, capaz de roubar dados financeiros da vítima.

A mensagem até parece com os alertas que os usuários recebem quando autorizam o Facebook a “ativar as notificações” sobre os posts preferidos, mas, no entanto, esta mensagem possui aspecto amador e somente um usuário desatento ou inexperiente é capaz de não perceber a diferença.

Não se pode acreditar em qualquer e-mail que a gente recebe com o risco de tornar vítima de criminosos. Ajuda muito ter uma solução AntiSpam juntamente com uma ferramenta antivírus sempre atualizada, assim como todos os programas de computador utilizados, além do sistema operacional.

Para se proteger de possíveis arquivos maliciosos no computador, smartphone e tablets, os usuários devem também adquirir ferramentas antivírus. A Stity Tecnologia oferece uma ampla linha de produtos de segurança da Avast que pode ser conhecida em stity.com.br.