betamax-sony

Não, este não é um post de dez anos atrás. Não é uma brincadeira de 1º de abril, nem um equívoco da nossa parte. Pode ser um equívoco da Sony de se esquecer de fazer isso antes, já que só os nostálgicos se lembram do Betamax.

Enfim, a Sony, que ainda vendia no Japão as suas míticas fitas Betamax (mesmo que em pequena escala), anunciou oficialmente que em março de 2016 vai interromper a produção de tudo o que está relacionado com esse formato. Até mesmo os kits de limpeza serão removidos do mercado.

Entre os produtos que poderão ser adquiridos no Japão até março de 2016 estão os cassetes como o EL-500B, 2L-500MHGB e 2L-750MHGB, o kit de limpeza L-25CLP, entre outros produtos. O último produto Betamax fabricado pela Sony foi uma gravadora lançada em 2002. Desde então, ficou sendo uma coisa apenas para os nostálgicos.

betamax

O Betamax foi lançado pela Sony em 1975, e apesar de ser um formato tecnicamente superior, foi derrotado pelo VHS na disputa pelo formato mais popular de reprodução de vídeos. Muitos dos leitores não testemunharam essa batalha, mas é uma das mais icônicas do mundo da tecnologia.

Descanse em paz, Betamax.

Via Sony