nexus-4

Isso está virando uma regra entre os principais sistemas operacionais móveis do mercado, infelizmente. Bastou você tomar a sensata medida de atualizar o software do seu tablet e/ou smartphone, e pronto: aquilo que foi enviado para fazer o seu dispositivo funcionar melhor traz algum tipo de anormalidade, que deixa a sua experiência de uso abaixo de suas expectativas. E essa característica é bem democrática: aparece no iOS e no Android.

Por exemplo, depois dos usuários do Samsung Galaxy S3 e Galaxy S4 enfrentarem problemas diversos após atualizarem os seus dispositivos para a versão 4.3 Jelly Bean do Android, diversos usuários do Nexus 4 estão relatando problemas de usabilidade depois de atualizarem os seus dispositivos para o Android 4.4 KitKat.

Para começar, os usuários do smartphone da Google tiveram que esperar um pouco mais do que o desejado para receberem a atualização (e só isso já pode ser considerada uma aberração: na teoria, esses modelos deveriam receber as novas versões do Android de forma imediata). Quando esses smartphones finalmente recebem o update, problemas na tela de bloqueio, no discador, botão Home não funcional, problemas nas configurações rápidas, e várias outras anormalidades aparecem.

Porém, é importante salientar que nem todos os usuários do Nexus 4 estão enfrentando problemas após a atualização para o Android KitKat. Parece que as anormalidades se limitam à um grupo específico de usuários que atualizaram do Android 4.3 JWR66Y para o Android 4.4 KRT16S, via OTA (over-the-air). Os usuários que utilizaram os arquivos de atualização postados pela própria Google para atualizar os seus dispositivos não foram afetados.

Até o momento, a Google não se pronunciou sobre o assunto, mas ao menos fica uma solução para quem se deparou com esse inconveniente em seu smartphone. Comece executando um “factory reset”, zerando todos os dados do seu dispositivo (full wipe). Antes, certifique-se de que você criou um backup de tudo o que você considera importante no smartphone, e torça para que tudo volte ao normal.

Se você não fez a atualização para o KitKat, simplesmente não faça, e aguarde um posicionamento oficial da Google sobre o caso.

Até o momento, não recebi informações ou reclamações de usuários brasileiros do Nexus 4 vítimas desse problema. Mas se essas ou outras anormalidades aconteceram com o seu dispositivo após a atualização para o Android 4.4 KitKat, compartilhe da sua experiência conosco, na área de comentários.

Via Android Police, Google