vivo_logo.jpg

Chega de assinar pacotes de dados para smartphone, tablet e modem 3G. A operadora Telefônica/Vivo vai lançar na semana que vem os seus planos de internet móvel unificado, que oferece ao usuário os serviços de internet para até cinco dispositivos diferentes.

Planos e valores não foram revelados pela operadora, mas na teoria, se o usuário tiver três linhas da operadora que oferecem acesso à internet para smartphone, tablet e modem 3G (por exemplo), ele pode unificar a cobrança de todos esses dispositivos em um único pacote de dados, com uma cobrança única. Na teoria, é uma vantagem para quem tem mais de um dispositivo, já que a tendência é que o valor final a ser pago no pacote combinado é menor do que se cobrado em contas separadas.

Na prática, só saberemos se a teoria se aplica após o anúncio oficial dos pacotes. Se repetir o formato de cobrança feita na “linha família” (onde a segunda linha recebe descontos pelos mesmos benefícios da linha principal), pode vir a ser um bom negócio para os geeks que contam com vários dispositivos conectados. Segundo a Telefônica/Vivo, a iniciativa é inédita entre as operadoras da América Latina.

O objetivo principal da operadora é ampliar a sua participação no mercado de banda larga móvel brasileiro, que encerrou o ano de 2012 com uma liderança da Claro, que detém 40% do mercado, contra 28% da Vivo. Aliás, nos últimos meses, a Claro vem ampliando a sua vantagem no segmento, e a Vivo é a principal vítima das perdas de clientes para a operadora do mexicano Carlos Slim.

Via EXAME