A Telefônica/Vivo anunciou oficialmente o lançamento de sua plataforma de TV paga via IPTV, através de sua rede de fibra. O lançamento era esperado desde a metade de 2012, e conta com a Microsoft como principal parceira do projeto.

O serviço está em fase pré-comercial, e a Vivo espera que o volume de adesão dos assinantes aumente de forma exponencial durante o ano de 2013, aproveitando a expansão da rede de fibra da empresa. A Vivo também dede contar com a rede adaptada HFC, remanescente da TVA em São Paulo para expandir a oferta da nova plataforma de TV IPTV. Com isso, os cerca de 5 mil assinantes da atual plataforma de TV via IP (que conta com uma parceria com a Alcatel-Lucent) será substituída pela nova plataforma.

Inicialmente, os receptores serão oferecidos exclusivamente pela Cisco, mas a partir de 2013, a Microsoft deve abrir o código da plataforma, para que outros fabricantes de set-top boxes fabriquem produtos para a plataforma.

Outro detalhe interessante dessa nova oferta de IPTV da Vivo é a possibilidade de utilizar o Xbox 360 como set-top box do serviço, além de permitir o desenvolvimento de aplicativos específicos para essa plataforma. O receptor atual oferecido pela Cisco vai contar com serviços como o Terra TV, Sunday TV e futuramente o serviço over-the-top da própria Vivo. Além disso, os receptores da Vivo permitirão a gravação digital em todos os pontos de TV, mudança automática de canal, micro guia de programação, função PiP multicanal, entre outros recursos.

O serviço terá preço inicial de R$ 75, fora o custo da banda larga, que tem valor inicial de R$ 79 para uma conexão de 25 Mbps. Detalhe: todos os pontos terão que ser cabeados, pois o serviço não suporta o envio de sinais de áudio e vídeo via Wi-Fi.

Via Teletime