Cortana1

O Cortana, o assistente pessoal por voz do Windows Phone 8.1 é, talvez, o recurso mais esperado (e vazado) da próxima grande revisão do sistema operacional móvel da Microsoft. Agora, podemos ver mais detalhes do recurso, graças ao vídeo vazado pelo pessoal do site Unleash The Phones.

O vídeo mostra algumas das opções de configuração do serviço, que é a tentativa da Microsoft em fazer concorrência contra o Siri, ou ao sistema de sugestões por voz da Google. O vídeo começa com um eloquente “Oi. Sou Cortana. Posso fazer com que a vida seja um pouquinho mais fácil”.

Sendo esse um serviço residente na nuvem, a primeira coisa que o Cortana pede antes de reconhecer a sua presença é uma conta da Microsoft e acesso a algumas funções essenciais do smartphone, incluindo o microfone, os serviços de localização, sua lista de contatos, calendário, histórico de navegação, e-mails e basicamente todos os dados necessários para oferecer ao usuário respostas contextuais mais precisas possíveis para as perguntas que podem ser formuladas.

Uma vez concedida as permissões, o Cortana vai realizar quatro perguntas básicas ao usuário:

1. Como você prefere passar suas noites?
2. Quais são as coisas mais importantes quando você pensa em comida?
3. O que te motiva na hora de assistir a um evento, ou praticar algum tipo de atividade?
4. Qual seção de notícias você consulta primeiro quando deseja se atualizar?

Com as respostas para essas perguntas, o Cortana pode elaborar um perfil de usuário, onde pode oferecer recomendações relevantes. Não menos interessante é a função “horas de silêncio”, que vai permitir a marcação de janelas de tempo onde será o próprio assistente que vai responder as suas chamadas e mensagens SMS, para que você não seja incomodado.

Tal como aconteceu com os demais vazamentos relacionados com o Windows Phone 8.1, o Cortana deve ser anunciado oficialmente no começo do mês de abril, na BUILD Conference, evento para desenvolvedores organizado pela Microsoft.

 

Via Unleash The Phones, WMPowerUser