android-lollipop-topo

A Motorola do Brasil liberou oficialmente a atualização do Moto Maxx para o Android 5.0.2 Lollipop. Eu atualizei o meu smarpthone no final da semana passada e, desde então, fiz uma série de testes, não só em busca de problemas, mas também com o objetivo de avaliar as novas funcionalidades e o desempenho geral do aparelho.

Esse post relata a minha experiência com o smartphone depois de uma semana de testes. E posso dizer para vocês que valeu a pena fazer a atualização só agora, através de um software oficial da Motorola. Tudo bem, o updade pode ter demorado um pouco mais do que o desejado. Em compensação, o software se apresentou muito mais estável do que aquilo que eu imaginava, ou dos relatos que alguns usuários que instalaram as versões prévias compartilhavam nas redes sociais.

O update conta com aproximadamente 600 MB de dados, que devem ser baixados preferencialmente em uma rede WiFi. Também é recomendado realizar a atualização do Moto Maxx com o dispositivo conectado na rede elétrica, para eliminar as chances do dispositivo ter sua bateria esgotada durante o processo de atualização.

moto-maxx-lollipop

A atualização aconteceu sem maiores problemas. Não foi necessário realizar um hard reset no Moto Maxx, nem mesmo restaurar o dispositivo para a versão de fábrica. As novidades são bem visíveis para os usuários já acostumados com a versão KitKat do Android, como por exemplo a nova aba de notificações e atalhos rápidos para os recursos de rede, o novo formato de arquivos temporários, e outras funções que receberam o novo tratamento visual do Android.

Pelo menos no modelo atualizado por mim, não observei qualquer tipo de problema ou anormalidade nos itens de conectividade (chamadas, rede WiFi, redes 3G/4G, etc), assim como não foi percebido um comportamento anormal no consumo de bateria do Moto Maxx (algo que já aconteceu antes com outros modelos da Motorola após atualizações pontuais).

O consumo de bateria é semelhante ao que encontramos no uso do aparelho com o Android KitKat, e essa é uma excelente notícia para os usuários mais preocupados com o update. Aliás, recomendamos a atualização sem muitos receios para quem quer receber as novidades do Android Lollipop no Moto Maxx (mas procure fazer um backup dos itens do seu smartphone antes de realizar a atualização).

A seguir, um vídeo que relata melhor a minha experiência com o Motorola Moto Maxx após a atualização para o Android Lollipop.