O Google Assistente é realmente impressionante, mas a gigante de Mountain View quer que esse software vá um pouco além. A Google I/O 2018 mostrou como seria o futuro da sua inteligência artificial, e esse vídeo dá uma amostra do que está por vir.

Vimos o Assistente realizar reservas em restaurantes e outros estabelecimentos imitando a forma humana de se comunicar, como se alguém estivesse elaborando a resposta mentalmente.

O vídeo que você pode ver no final do post mostra exemplos do que ele é capaz, com a promessa de ser mais humana nas chamadas telefônicas, cuidando do processo de reservas e coletas de informações com a pessoa que atende do outro lado da linha.

A pessoa do outro lado da linha é informada que se trata de uma chamada gravada por uma máquina, mas a interação é mais natural, permitindo inclusive respostas alternativas ao que foi solicitado.

É possível realizar reservas em qualquer serviço por telefone, desde que exista o registro desse serviço na pesquisa do Google.

Não há informações sobre quando essa funcionalidade chegará ao Google Brasil. O idioma português é o grande obstáculo nesse caso. Mas acreditamos que o trabalho feito até agora oferece a perspectiva de melhora nesse sentido com o passar do tempo.