adolescentes-dirigindo-usando-celular-video

As distrações ao volante são uma das principais causas de acidentes de trânsito. E um dos principais elementos de distração é o smartphone. Um vídeo mostra como adolescentes dos EUA sofrem acidentes (ou ficam muito próximos de um) enquanto usam o seu telefone inteligente ao volante.

O vídeo faz parte de um estudo realizado pela AAA Foundation for Traffic Safety nos EUA. Para a gravação das imagens, eles instalaram câmeras em carros de motoristas com idades entre 16 e 19 anos. Foram gravados no total cerca de 1.700 incidentes ao volante, nessa recompilação é possível comprovar alguns dos casos onde prestar atenção no smartphone enquanto dirige pode resultar em saídas de pista, pancadas e muitos sustos.

Os dados do estudo indicam que 6 de cada 10 incidentes de trânsito moderados ou graves acontecem pelas distrações. Desse montante, 12% está diretamente relacionado com o uso do smartphone, que só é superado pelas distrações provocadas por outros passageiros do carro.

Um dado que o estudo também destaca é o tempo antes de um acidente que o motorista mantém a vista na estrada. Nos seis segundos antes do acidente, 4.1 segundos a atenção do olhar fica na tela do smartphone. Com isso, o tempo de resposta aumenta e, na média, acaba sendo de 2.8 segundos, longe dos 2.1 segundos que o tempo de resposta acontece quando a distração é um outro passageiro do carro.