O BlackBerry OS 10 está chegando, e o CEO da RIM, Thorsten Heins, prevê que o seu novo sistema operacional será um grande sucesso. Ele tem motivos para fazer essa aposta, pois a maioria daqueles que conseguiram chegar perto do software elogiaram o resultado desenvolvido até aqui. Mesmo assim, mais importante do que falar é mostrar, e o pessoal do site Muy Computer fez isso: eles gravaram um vídeo de 10 minutos, mostrando o BlackBerry OS 10 em detalhes.

Para isso, eles contaram com a ajuda do Gerente Regional Senior de Produtos da RIM, Claudio Roselli, que fez um tour detalhado no BlackBerry OS 10, que estava instalado em um dispositivo Dev Alpha B. No vídeo, você pode ver a tela de bloqueio, que se modifica em torno do dedo do usuário quando o mesmo desliza sobre a tela, assim como a tela dedicada para “uma multitarefa eficiente”, além do BlackBerry Hub.

Segundo o pessoal da RIM, o sistema operacional móvel que vai estrear no primeiro trimestre de 2013 trabalha em conjunto com a plataforma de hardware e serviços na nuvem, para criar uma experiência mais eficiente e efetiva ao redor do dispositivo. Os desenvolvedores terão acesso à diversas soluções (algumas gratuitas) para que o seu aplicativo chegue mais rápido loja do BBOS 10. Uma dessas facilidades é contar com uma ferramenta que facilite o portamento de um aplicativo Android para a nova plataforma, ou em alguns casos, até mesmo o próprio SDK gerar a versão BlackBerry do aplicativo, com uma simples instalação de um plugin adicional (o Eclipse).

Vídeo abaixo.

Via Daily Mobile, Muy Computer