video-autentico-ou-falso

Graças aos smartphones, podemos gravar e enviar um vídeo para a internet quase que instantaneamente. Isso é uma vantagem e, ao mesmo tempo, um problema na hora de saber o que acontece em zonas de conflito, ou em coberturas jornalísticas. Mas… como saber se as imagens correspondem com a descrição do vídeo enviado para o YouTube? Quem é essa pessoa que publicou as imagens? É um vídeo novo ou antigo? Bom, agora existe uma maneira.

A Anistia Internacional criou uma nova página para ajudar a descobrir as informações mais relevantes sobre esses vídeos. A ferramenta é pensada nos profissionais de agências humanitárias e jornalistas, mas qualquer pessoa que queira verificar os vídeos de origem discutível pode se beneficiar da ferramenta.

O site, que recebe o nome Citizen Evidence Lab, apresenta um amplo questionário online que ajuda a catalogar passo a passo o vídeo. Por outro, conta com vários tutoriais para aprender como capturar um frame, buscar outras versões na internet, ou como localizar no Google Earth imagens dessa gravação, principalmente nos vídeos alojados no YouTube.

Para acessar Citizen Evidence Lab, clique aqui.

 

Via Anistia Internacional