A VIA Technologies lança a nova placa VIA EPIA-M900 padrão Mini-ITX (o menor existente, de apenas 17cm x 17cm) e a linha VIA VB8004 que apresentam o Dual Core dos processadores VIA Nano X2 E-Series. A VB 8004 é especialmente desenhada para criar aplicações em games e sinalização digital. Os lançamentos somam o alto desempenho da arquitetura 64-bit e velocidade de 1.6 GHz, além de contar com o coprocessador mídia system VIA VX900, componente com alto grau de integração e responsável pelo trabalho multimídia. As novas placas oferecem plataforma abrangente e otimizada capaz de reproduzir vídeos e áudio em alta resolução (HD) com grande desempenho, além de suporte a padrão HDMI em formato compacto e que consome pouca energia.

Performance 64-bit

Medindo apenas 17cm x 17cm, a placa VIA EPIA-M900 Mini-ITX apresenta a mais recente série de processadores de 1.6 GHz ‘dual core’ VIA Nano X2 E-Series. Essa série de processadores traz também o MSP VIA VX900 trabalhando de forma combinada. Além disso, oferece o processador de vídeo VIA ChromotionHD 2.0 e suporte para memória de até 8GB no padrão DDR3.

A arquitetura 64-bit dos processadores VIA Nano X2 E-Series dual incluem a virtualização da tecnologia ‘VIA V, para que softwares e aplicações legadas possam ser usados em cenários virtuais sem perda de performance. O exclusivo núcleo de processamento especializado em segurança VIA AES Security Engine oferece encriptação de dados baseado em hardware enquanto se opera o sistema, sendo uma ferramenta essencial para proteção de conteúdos e segurança geral de sistemas.

Configurações multi-display

Oferecendo suporte nativo a soluções que usem duas telas (dual-displays), a mainboard VIA VB8004 Mini-ITX pode facilmente ser adaptada para suportar sistemas com quatro displays usando um módulo gráfico adicional VIA S3 5400E, viabilizando aos desenvolvedores a maior variedade possível de configurações multi-display, incluindo tecnologias HDMI, LVDS, e DVI.

Equipada com processadores VIA Nano X2 E-Series de 1.6 GHZ ou 1.2 GHz, a VIA VB8004 se beneficia dos recursos multimídia avançados do processador ‘midia system’ VIA VX900 para oferecer um nível inédito de processamento gráfico DX10.1 e suporte para resolução de vídeo 1080p.

Além do suporte para sistemas de memória DDR3 de até 4GB a placa apresenta muitas capacidades I/O abrangendo porta HDMI, uma porta DVI, um canal de 24-bit LVDS, uma porta GigaLAN e outras seis portas USB 2.0.

O módulo gráfico VIA S3 5400E

O módulo gráfico dedicado VIA S3 5400E é um cartão especialmente desenvolvido para oferecer capacidades avançadas multimídia de nova geração para aplicações do mercado de eletrônica embarcada e é o componente de mais elevado potencial para “energy eficient” (ou que menos consome energia) para GPU DX10.1 do mercado atual.

Com suporte para tecnologias DX10.1, “Shader Model” 4.1, OpenGL 3.1 e OpenCL 1.0, a GPU 5400E viabiliza soluções superiores em custo benefício para processamento gráfico com recursos variados e complexos com alto níveo de decodificação de vídeo e desempenho rendering 3D.

Apresentando o núcleo para processamento de vídeo ChromotionHD™ 2.1, uma arquitetura programável de vídeo que suporta os mais recentes padrões como: Blu-ray Disk, H.264, VC-1, WMV-9, e MPEG-2/4. O módulo S3 5400E oferece reprodução de alta qualidade HD em resoluções de até 2560 x 1600 pixels.

via assessoria de imprensa